• Estudantes do curso de Mestre de obras do SENAI constroem casa sustentável

    Iniciativa desenvolvida pelos alunos reforça a importância da redução de resíduos na área da construção civil.

Estudantes do curso de Mestre de obras do SENAI constroem casa sustentável

17 Dez, 2020 16:08:17 - Geral

Criciúma (SC)

Trabalhar a sustentabilidade e desenvolver alternativas para reduzir a geração de resíduos na área da construção civil estão entre os principais temas abordados no curso de Mestre de Obras promovido pelo SENAI de Criciúma. Como forma de mostrar na prática a utilização de recursos e materiais renováveis, foi desenvolvida na instituição o protótipo de uma casa sustentável. Uma forma de desenvolver ainda mais nos estudantes a conscientização em prol do meio ambiente.

“Procuramos trabalhar com nossas turmas uma prática construtiva e, nesta classe atual, buscamos desenvolver um trabalho que reduzisse ao máximo a quantidade de resíduos gerados após o fim de uma obra. É comum vermos ao fim de um trabalho concluído, vários materiais que não serão mais reaproveitados e precisarão ser descartados. Com a proposta desta casa sustentável desenvolvida pelos nossos alunos, conseguimos mudar isso”, explica o professor do SENAI, Carlos Antônio Marques.

Segundo Carlos, a casa sustentável foi construída no Sistema Wood Frame que é uma técnica construtiva que utiliza perfis de madeira e placas estruturais para criar casas e edificações de até cinco pavimentos. A madeira utilizada é de reflorestamento, o que torna o sistema sustentável. O termo Wood Frame vem do inglês, que, traduzindo, significa estrutura de madeira. “Utilizamos esses materiais, além do gesso acartonado. É o mesmo esquema construtivo dos programas de TV que se tornaram conhecidos por fazerem novas casas, mais rapidamente”, explica o professor.

Com o sistema construtivo trabalhado pelos estudantes, é possível reduzir em até 30% o valor de uma obra convencional. “Todo esse trabalho é muito importante para os nossos alunos que vivenciam no dia a dia as oportunidades do mercado de trabalho e abrem portas para aprender iniciativas que valorizem o meio ambiente e também a sustentabilidade. Por meio do curso, o SENAI capacita esses profissionais, dando a eles uma nova visão para o mercado da construção civil”, explica a supervisora dos cursos de curta duração do SENAI, Izamara Fabre Custódio.

O curso de Qualificação de Mestre de Obras do SENAI conta com 300 horas de capacitação e, para 2021, novas turmas já estão programadas. Os interessados em obter mais informações sobre o curso podem entrar em contato pelo telefone: (48) 3431-7100.

NOVO TEXTO COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança