• Estudantes da Escola S estão entre os classificados do Desafio Liga Jovem

    Promovida pelo Sebrae, competição de nível nacional visa promover inovação em projetos relacionados ao meio ambiente.

Estudantes da Escola S estão entre os classificados do Desafio Liga Jovem

16 Jan, 2023 21:00:13 - Educação

Criciúma (SC)

A Escola S de Criciúma está entre as classificadas do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A competição, de âmbito nacional, visa promover a inovação em projeto que contribuem com a preservação do meio ambiente. A Equipe Clean Community, da Escola S, ficou entre as únicas duas classificadas de Santa Catarina.

Ao todo, 600 equipes de todo o Brasil participaram do desafio e apenas 100 foram classificadas para a próxima etapa, que ocorre em São Paulo. A iniciativa tem o intuito de desenvolver as competências empreendedoras dos estudantes participantes, os fazendo se reconhecer como protagonistas de mudanças em sua realidade.

A equipe de Criciúma, composta pelas alunas Ana Carolina dos Santos, Beatriz Dutra e Maria Laura Nunes, do terceiro ano do Ensino Médio, desenvolveu um site que orienta a comunidade em geral  sobre a reciclagem do lixo. Segundo o professor orientador, Adilson Motta, as estudantes foram responsáveis por todo o processo de desenvolvimento do projeto.

“A ideia foi criar um site que informa sobre o processo de reciclagem e como são feitas as coletas destes tipos de lixos. Tanto as empresas que fornecem este serviço, quanto pessoas ou empresas que produzem lixo podem se cadastrar, visualizar onde fica o ponto de coleta mais próximo à sua residência e aprender como fazer a separação do lixo”, detalha o professor.

As alunas tiveram que usar a criatividade para desenvolver um plano de custo e manutenção do site e serviços ofertados, custos mensais e anuais para os usuários e, ainda, a criação de um vídeo pitch vendendo o produto.

Semifinal deve acontecer em março deste ano

A Escola S de Criciúma agora irá apresentar o projeto na semifinal do desafio, que está prevista para ocorrer em março de 2023, em São Paulo. Os dois melhores grupos avaliados em cada banca seguirão para a próxima etapa. A final será realizada em Madrid, na Espanha.

Para a supervisora educacional do Sesi Criciúma, Gabrieli Borges Ugioni Felipe, a classificação é resultado do comprometimento da Escola S com o desenvolvimento dos alunos. “Nosso Ensino Médio é integrado ao Steam, isso significa que ao longo dos três anos, os estudantes desenvolvem habilidades nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Empreendedorismo, robótica e desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, são disciplinas que temos no nosso currículo e, com isso, os estudantes saem mais preparados para enfrentar os problemas do dia a dia”, ressalta.

Matrículas abertas

A Escola S de Criciúma está com as matrículas abertas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio para 2023. Interessados em conhecer mais sobre a metodologia da Escola S podem entrar em contato no telefone (48) 3431-7100.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança