• Estudante conquista 1º lugar com a reportagem “Desocupação do Novo Horizonte”

Estudante conquista 1º lugar com a reportagem “Desocupação do Novo Horizonte”

10 Jul, 2018 13:35:35 - Educação

Tubarão (SC)

A aluna de Jornalismo da Unisul de Tubarão, Milena Flor Tomé, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Talento Universitário na categoria Documentário/Reportagem. O concurso é promovido por alunos de Publicidade e Propaganda da FURB, de Blumenau. Com a reportagem “Desocupação do Novo Horizonte”, a aluna superou os outros 600 trabalhos que foram enviados para a premiação. “É muito gratificante você ganhar um prêmio por algo que ama fazer. E querendo ou não, isso é um motivo a mais para continuar na profissão e fazer cada vez melhor”, conta a aluna.

O vídeo retrata a desintegração de posse da comunidade Novo Horizonte, de Laguna. A estudante acompanhou a situação, entrevistou os moradores e viu de perto a situação das pessoas que viviam naquele local. “O prêmio é consequência de um trabalho bem feito. Creio que a importância está no fato de a minha reportagem ter dado voz para as pessoas e elas serem escutadas por tantas outras. Eu não sou a protagonista, retrato a realidade”, relata.

O vídeo ganhador da categoria foi produzido durante a aula de Jornalismo e Linguagem Televisiva, ministrada pela professora Denise de Medeiros. “Fiquei muito feliz com esse prêmio especificamente porque a reportagem da Milena é sobre um tema social. E esta é uma das funções do jornalismo: informar pra transformar realidades as vezes não tão justas”, comenta a professora.

Para o coordenador do Curso de Comunicação Social da Unisul de Tubarão, Mário Abel Bressan Júnior, a conquista do primeiro lugar é o resultado do esforço da estudante. “Temos ótimos trabalhos, ótimos talentos e bons produtos para serem mostrados. Quando o aluno se esforça, cria coragem e faz de tudo para concorrer, a vitória é uma recompensa muito grande”.

Um jornalismo diferente

Mesmo ainda sendo estudante, Milena e seus colegas de faculdade fundaram o Jornal Convicção. Com conteúdo online, o projeto iniciou como sendo um portal de notícias da Universidade. Mas a iniciativa aumentou e os alunos passaram a dar atenção para alguns problemas que talvez não tivessem tanto destaque em grande mídias. “O Jornal Convicção tem um caráter social e isso se aflora quando nossas reportagens são prestações de serviços para a comunidade, diferente de outros meios da região. E isso acontece de maneira natural, porque seguimos com o nosso objetivo real de informar”, esclarece. A estudante também complementa que, aos poucos, a realidade pode ser modificada. “Não vamos mudar o mundo, mas podemos sim fazer a diferença dando voz a quem antes não tinha”.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança