• Estado lança fascículo do Atlas Geográfico voltado à história do povo catarinense

Estado lança fascículo do Atlas Geográfico voltado à história do povo catarinense

30 Nov, 2018 14:18:37 - Geral

Florianópolis (SC)

O 3º Fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina será lançado nesta sexta-feira, às 14h, em ato no gabinete do secretário de Estado do Planejamento, Francisco Cardoso de Camargo Filho, em Florianópolis. Disponível em versão impressa, digital e pen-card, o fascículo conta a história da povo catarinense desde os primeiros habitantes do Estado e traz projeções populacionais até 2050. O evento contará com a presença de autores e convidados.

O fascículo é composto por mapas e textos com dados históricos e análises sobre a complexidade da formação social do território catarinense. As análises da diversidade da população estão divididas ao longo de nove capítulos escritos por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo a organizadora do livro, Isa da Silveira Rocha, a obra representa um rico documento para o planejamento e a gestão de Santa Catarina, além de subsidiar a educação escolar e universitária. “Esta edição do atlas aborda o processo de conquista e colonização do Estado, passando pelo povoamento indígena, afrodescendente, caboclo, açoriano-madeirense e europeu até as migrações internas e internacionais recentes. Também são apresentadas projeções da população para daqui 30 anos”, afirma.

O material é produzido pela Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), através da Diretoria de Estatística e Cartografia (DEGE), em convênio de parceria técnica com a Udesc. O livro apresenta informações de fácil visualização e interpretação para interessados de diferentes faixa etárias, órgãos públicos e empresas, além de servir como instrumento para divulgar Santa Catarina para o país e exterior.

Primeiros atlas de SC

A primeira edição do Atlas Geográfico data de 1958 e foi o primeiro documento do gênero no Brasil, tornando-se modelo para elaboração de atlas similares em outros estados.

Estado lança fascículo do Atlas Geográfico voltado à história do povo catarinense

Ainda foram publicadas edições em 1986 e 1991, sempre com o intuito de manter atualizados os dados cartográficos do Estado de Santa Catarina e fornecer informações adequadas às necessidades dos órgãos públicos e dos cidadãos.

Em 2013, a partir da parceria com a Udesc, a Secretaria de Estado do Planejamento passou a disponibilizar o Atlas Geográfico em fascículos avulsos, com volumes sobre temas variados, possibilitando um melhor manuseio e facilidade na atualização.

O Fascículo 1, de 2013, é voltado à questão territorial do Estado, com dados da localização, evolução político-administrativa e os símbolos estaduais. Já o Fascículo 2, de 2015, apresenta a diversidade da natureza, com informações a respeito dos geossistemas de Santa Catarina, geologia, clima, geomorfologia, hipsometria, hidrografia, solos, vegetação e uso da terra e ilhas costeiras.

O terceiro fascículo estará disponível a partir desta sexta-feira, 30, no site www.spg.sc.gov.br.

SERVIÇO:

O quê: lançamento do 3º Fascículo do Atlas Geográfico - População

Quando: sexta-feira, 30, às 14h

Onde: Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE