• Estado anuncia ações para fortalecer economia em municípios com baixo IDH

Estado anuncia ações para fortalecer economia em municípios com baixo IDH

14 Dez, 2023 21:50:17 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Governo de Santa Catarina pretende continuar com ações para fortalecer a economia nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, em reunião do Instituto DEL nesta quinta-feira, 14.

O encontro contou com a participação de representantes da Sicos, o secretário, Silvio Dreveck, o secretário adjunto, Jonianderson Menezes, o diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer,  o diretor de Comércio e Serviços, César Winck e o consultor jurídico, Leonardo Branco. Os consultores do Instituto DEL apresentaram os resultados e ações que já foram desenvolvidas em todos os municípios em anos anteriores por meio da metodologia DEL, da Facisc.

As ações deverão ser focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce. Para o secretário Silvio Drevek, o Governo precisa desenvolver de forma sustentável os municípios que precisam ter mais qualidade de vida no estado.  “No saneamento básico, por exemplo, temos muito a melhorar, precisamos ainda buscar cuidar de necessidades básicas em muitos municípios catarinenses. É de se admirar que um estado como o nosso ainda tenha essa deficiência”, lamenta.


Dreveck ainda explica que a melhor inclusão social é dar oportunidade de trabalho. “Os municípios com IDH baixo precisam atrair novos investimentos e empresas e com isso gerar mais empregos e renda. Vamos continuar com esse trabalho que é super importante para diminuir essa diferença que é tão gritante em Santa Catarina”, conclui.

Em fevereiro, a Sicos, a Facisc e o Instituto DEL vão fazer um encontro para discutir projetos que podem ajudar a elevar seus índices socioeconômicos.

Programa Del

O Programa Del é uma iniciativa do Instituto Del e da Facisc que tem como objetivo aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios, por meio de estruturação da governança em coletivos sociais a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos munícipes.

Em 2011, a Facisc implantou o Programa DEL com o objetivo de atender à crescente demanda das associações locais, principalmente de municípios de pequeno e médio porte com economia subdesenvolvida, por um programa de desenvolvimento econômico local sustentável.

O programa se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, o conceito de desenvolvimento sustentável com prazo estabelecido para esse fim.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança