• Especialista explica na Acic como garantir longevidade às empresas

    Segundo Marcos Antônio Bonifácio, professor do PGVE, sustentabilidade nos negócios envolve questões ambientais, sociais e financeiras.

Especialista explica na Acic como garantir longevidade às empresas

19 Mai, 2023 13:51:59 - Geral

Criciúma (SC)

Em sua terceira turma, o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) tem nesta semana o desenvolvimento do terceiro módulo na Associação Empresarial de Criciúma – Acic, abordando o tema Sustentabilidade nos Negócios. Os encontros tiveram início na última quarta-feira (17/5/2023), e foram concluídos nesta quinta (18).

“O conceito de sustentabilidade, no contexto da empresa, vai além da preservação do meio ambiente. Essa discussão é sobre a empresa ser sustentável para as gerações à frente e, para isso, é preciso considerar questões ambientais, sociais e financeiras. A junção dos três aspectos é que vai tornar a empresa sustentável e longeva”, explica o professor Marcos Antônio Bonifácio, facilitador do módulo.

Graduado em Administração, especialista em Engenharia de Produção, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e doutor em Ciências Ambientais, Bonifácio ressalta que o processo passa por planejamento e mudança nas tomadas de decisão.

É preciso planejar as ações levando em consideração esses três aspectos. O gestor normalmente foi construído para tomar decisões baseado apenas na questão financeira. Essa discussão é para colocar o tema da tomada de decisão sob outros aspectos, como o impacto social, a relação com os consumidores, cliente e colaboradores e a questão ambiental”, exemplifica.

Segundo o especialista, esse posicionamento independe do porte da empresa “Mesmo os pequenos negócios precisam seguir a legislação ambiental, então, é preciso colocar na tomada de decisão as questões ambientais. A relação social também está presente no dia a dia, não importa o tamanho da empresa”, reitera.

“Talvez uma grande empresa tenha uma equipe, uma estrutura que garantam a elaboração de grandes projetos, mas o pequeno tem que ver o que pode fazer no seu dia a dia para não deixar de considerar esses aspectos, mesmo que sejam em muito menor proporção”, acrescenta Bonifácio.

Visita às Empresas Radar

Celebrando 30 anos de atuação em 2023, as Empresas Radar receberam a visita do professor Marcos Antônio Bonifácio na manhã desta quinta-feira. Com a participação de 25 pessoas, entre profissionais do setor administrativo e gestores da área operacional, o especialista proferiu a palestra “Os futuros desafios para a sustentabilidade empresarial”.


“Esses desafios não são só econômicos. Num futuro próximo, teremos que considerar, por exemplo, novos clientes. As novas gerações estão consumindo de forma diferente de nós. Será que os produtos ou serviços serão iguais? Quais reflexões que eu preciso fazer para que a minha empresa permaneça viva, levando em conta a questão financeira, social e ambiental? Esse foi o foco da nossa discussão”, comenta.

“Foi muito importante a Acic ter proporcionado esse momento, trazendo a palestra até a empresa, pois seria muito mais difícil levar os funcionários até a Associação. E o professor é excelente, tem domínio total do assunto. Já o conhecíamos da participação no PGVE”, avalia a gerente administrativa e financeira das Empresas Radar, Bárbara Bortolotto Back Henrique, que integrou a primeira turma do Programa de Gestão e Vivência Empresarial.

Compartilhamento

Além dos conteúdos explanados em sala de aula e nas palestras nas empresas, a cada módulo os participantes do PGVE recebem um gestor, para compartilhar suas vivências no mundo corporativo. O convidado desta quinta-feira foi o empresário Ailton Schuelter, que apresentou o case do escritório Cichella, Soratto, Schuelter e Duarte Assessoria Empresarial. Schuelter também é diretor da Acic.


Desenvolvido em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc, o PGVE é dividido em oito módulos relacionados a áreas fundamentais às empresas. Os encontros ocorrem uma vez ao mês e os próximos serão realizados nos dias 21 e 22 de junho, com o professor Antônio Jorge Martins abordando o tema Gestão Financeira. 

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE