• Escola Democrática é tema de debate

Escola Democrática é tema de debate

24 Mai, 2018 13:55:54 - Educação

Criciúma (SC)

Dentro do contexto da situação atual da educação brasileira, o Congresso Ibero-Americano da Unesc trouxe ao debate para esta quarta-feira (23/5) a temática “Escola Democrática: Pluralidades na Construção dos Conhecimentos”. O encontro foi debatido por três palestrantes, Fernando de Araújo Pena, da UFF, Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, da UERJ, e Russel Teresinha Dutra da Rosa, da UFRGS.

Segundo Pena, a ideia foi de debater as ameaças a escola democrática, dentre eles o projeto Escola Sem Partido, a reforma do Ensino Médio, ocupações, entre outros contextos, com o intuito de mobilizar o desafio de pensar como lutar para construir essa educação democrática. “O projeto Escola Sem Partido remove da escola seu caráter educacional, onde professores não podem discutir temas da vida presente, como a homofobia por exemplo. E lutar pela educação democrática, no momento que estamos vivendo, é defender a dimensão educacional da escola, valorizando a categoria dos professores como educadores”, ressaltou.

O professor ressaltou ainda a problemática que se instala na reforma do Ensino Médio. “Ela é uma reforma que está sendo vendida como: “a reforma da escolha”, “o aluno agora vai poder escolher”, só que na verdade ela coloca o Ensino Médio dividido em duas partes, uma dedicada a uma base nacional comum curricular e outra onde os alunos vão poder escolher. Entretanto, a reforma não garante que todas as escolas ofereçam todos os itinerários, sendo que mais de 50% dos municípios brasileiros só tem uma escola de Ensino Médio, e se essa escola não oferecer todo o itinerário, esse discurso da opção cai por terra”, comentou.

Pena complementa ainda que para ele, um aluno de um município que gostaria de fazer um itinerário e não tem esse itinerário oferecido, isto pode se tornar até um fator para abandono, onde você não se vê contemplado no seu município, na escola em que você quer estudar. “Por isso é preciso estudar estratégias para garantir uma escola que gere interesse e garanta a permanência das pessoas, o que não passa só por mudanças curriculares, mas também formas de pensar nesta permanência com auxílios para alunos de classes mais pobres, entre outras iniciativas”, afirmou.

O Congresso

O Congresso Ibero-Americano da Unesc e Ciências Humanas da Unesc é considerado maior evento das áreas de Ciências Humanas da região sul de Santa Catarina. O encontro reunirá mais de mil congressistas de diversos países e de 23 Estados brasileiros, abordando a temática “Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América". Palestras, debates, apresentações de trabalho, minicursos, eventos culturais e lançamentos de livros compõem a programação do encontro.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Unesc tem a missão de contribuir para a formação de professores, com a discussão sobre ciência e produção de conhecimento sobretudo na área da Educação, que é o foco do encontro. “Estou certa que as discussões estão sendo promissoras na busca de soluções para problemas tão antigos que permeiam a educação brasileira, promovendo redes construídas com outros países. A ciência no Brasil sofreu cortes orçamentários muito significativos nos últimos anos, e isso se repercute fortemente desde o ensino básico até o ensino superior”, afirmou.

Saiba mais

Além de problematizar o tema em pauta, o encontro promove a socialização de experiências docentes, tanto da sala de aula, quanto da pesquisa acadêmica, trabalhos cujos resultados estão relacionados à Educação Básica, usos e produção de materiais didáticos, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares Estaduais e até mesmo municipais.

Confira a programação

http://www.unesc.net/portal/capa/index/718

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE