Escola de Turvo (SC) implementa Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”
Turvo (SC)
O Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” está impactando positivamente o dia a dia de alunos e professores em diversas escolas de Santa Catarina. Idealizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais.
Recentemente, a Escola EEB Morro Chato, localizada no município de Turvo, sul do estado, passou a integrar o projeto, que já é realizado em várias escolas de diferentes regiões catarinenses. As atividades foram conduzidas pelo instrutor Gilsonei Duarte e tiveram o acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, que realçou a alegria e realização das crianças pela participação no projeto.
O presidente do Sindicato Rural de Turvo, Moacir Bendo, destacou a relevância do projeto, considerando-o essencial para complementar a aprendizagem das crianças, com educação ambiental e prática agrícola.
A diretora da escola, Cleusa Bardini, agradeceu ao Senar/SC pela parceria e realçou que o curso representou uma oportunidade para despertar a consciência das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável. “Nós, enquanto escola, trabalhamos a educação alimentar nutricional e o Plantando para o Futuro: Horta Escolar marcou o primeiro passo para desenvolver esse projeto.
Cleusa frisou, ainda, que cultivar espaço e plantação na escola é muito importante porque incentiva as crianças a prestarem atenção na natureza, nas formas, nas cores, nos cheiros e nos sabores. “O aprendizado sobre o cultivo de uma horta estimula também o gosto por uma alimentação saudável, o que é essencial para um futuro melhor”, afirmou.
O “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” é destinado aos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e visa promover a educação ambiental de toda a comunidade escolar, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza a participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou o sucesso do projeto, enfatizando que incentiva hábitos alimentares saudáveis e contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como planejamento, gestão, solução de problemas e respeito ao meio ambiente. “Os resultados têm trazido benefícios concretos para as escolas e o cotidiano dos alunos e isso nos mostra que estamos no caminho certo”.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO