• Erotides cobrou repasse ao hospital e criticou compra de terrenos superfaturados

Erotides cobrou repasse ao hospital e criticou compra de terrenos superfaturados

10 Abr, 2024 08:39:12 - Política

Urussanga (SC)

Erotides Borges Filho (União Brasil) informou que a prefeitura não fez o repasse mensal para o Hospital Nossa Senhora da Conceição e por conta disso os funcionários estavam sem receber os salários.

“Gostaria de falar de investimentos, do bom trato com o dinheiro público, mas infelizmente, a notícia que recebi foi que o repasse do Executivo para o hospital ainda não foi realizado. E para alguns, o problema são os vereadores, que se posicionam diante dessas situações”.


Erotides disse que julgamentos de cassação de mandato como o que ocorreu com o vereador Rozemar Sebastião tem desdobramentos jurídicos e políticos e que a decisão recente da justiça se refere apenas aos direitos políticos do ex-vereador que pode concorrer nas eleições de outubro.

“O que precisa ficar bem claro para a população, e eu não vou voltar mais a falar sobre esse assunto, é que nesse caso, o vereador foi cassado devido a denúncias do Ministério Público, e eu não votei naquele dia. Se tivesse votado, seria exatamente como votou a maioria dos edis. Pela cassação. Motivo é o que não faltava”.

Erotides disse que se senti tranquilo porque sempre solicitou no Legislativo explicações sobre serviços de trator de esteira que somam valores próximos a 60 mil reais e que não foram prestados. “Segundo consta, esses valores foram repassados a uma associação, em troca de votos para o vereador cassado e isso é uma prova concreta de como age essa organização”.


O vereador lembrou ainda a compra de terrenos com indícios de superfaturamento para uma nova área industrial e um outro no Bairro Rio América. Para Erotides a compra dos terrenos superfaturados visava conseguir apoio na Câmara. “Por que pagou cerca de 1.500.000 mil reais num terreno que vale 500.000 mil reais? Por que nunca falou sobre essa compra? O que estava escondendo? Qual a finalidade de um terreno onde grande parte é de área de preservação permanente? Essas são as explicações que a população aguarda ansiosamente”.

José Carlos falou sobre recursos para pontes no interior e se solidarizou com o ex-vereador cassado Rozemar Sebastião

José Carlos José (PP) registrou a atuação da Defesa Civil no desassoreamento e detonação de rochas no rio que passa pelo Bairro da Estação. O vereador afirmou ainda, que solicitou ao senador Esperidião Amin recursos para reformas e reconstruções de pontes no interior.

“Estamos aguardando recursos de um projeto feito pela Defesa Civil, para que as pontes do interior sejam todas restabelecidas, inclusive, falei com o senador Esperidião Amin, para agilizar a liberação desse valor junto ao Governo Federal”.


José Carlos informou que durante o mandato conseguiu quase dez milhões de reais em emendas com a família Amin para investimentos em infraestrutura, saúde e educação. O vereador lembrou ainda, a luta para a redução do preço da energia elétrica e disse que a instabilidade política no Município tem deixado os empresários com medo de investir. “Esperidião Amin, esse grande senador, junto com esse vereador iniciou o projeto para baixar a tarifa de energia, ele foi incansável no Congresso, para que todos nós pagássemos uma tarifa bem mais barata, mas agora, as brigas políticas têm afastado as empresas que planejavam se instalar em nossa cidade”.

José Carlos defendeu a atuação no Legislativo do ex-vereador cassado Rozemar Sebastião e disse que a decisão da justiça que restabeleceu seus direitos políticos foi correta.  José Carlos registrou que sempre acreditou na inocência do ex-vereador Rozemar.

“No meu entendimento, ele foi injustiçado pelas decisões tomadas nessa Câmara de Vereadores, porque o Ministério Público havia investigado e decidido que ele não tinha nada que pudesse comprometer a sua conduta. Na época, a cassação foi um ato meramente político”.

Edson alertou para o descaso com a cultura e a falta de ações para a preservação das tradições

Edson Savi Mondo (PSD) lembrou que atuou como Diretor de Cultura do Município de abril de 2022 a abril de 2023 e no período realizou várias ações essenciais para a preservação das tradições culturais em Urussanga.

Edson destacou a realização de uma série de eventos para marcar os 30 anos do Gemellaggio entre as cidades irmãs de Longarone e Urussanga. O evento contou com um fórum para discussões sobre o futuro do Gemellaggio, a realização do projeto Conhecer para Pertencer com alunos das escolas do Município e o lançamento de um filme sobre o Gemellaggio.


“Fiz parte da equipe que idealizou e executou esse importante projeto. Mas a cultura não pode ser tratada como um assunto do passado. Temos que trabalhar e investir para que as novas gerações possam conhecer e oportunizar o envolvimento para manter vivas as tradições”.

O vereador registrou que no período em que esteve à frente da pasta, as oficinas eram uma prioridade com investimentos importantes no teatro, canto coral, balé, dança folclórica, língua italiana, artesanato, cerâmica, violão, teclado, piano, acordeão e violino.

“Hoje, infelizmente, não temos nada disso. Nada. Eu me sinto muito triste com essa situação toda. Não somente eu, mas acho que todo o povo de Urussanga. Como é que a gente vai levar adiante a nossa cultura? Não temos nem aula de italiano, que era o básico”.

Elson informou o ingresso no Republicanos e disse que o partido vai ter candidato a prefeito em Urussanga

Elson Roberto Ramos (Republicanos) anunciou a saída do MDB e a filiação no Republicanos e agradeceu aos integrantes do antigo partido que confiaram em seu nome durante sua longa trajetória na sigla. “Eu não pactuei mais com alguns atos praticados pelo partido que tem dono, onde duas ou três pessoas mandam e decidem”

Elson disse que várias lideranças do MDB no decorrer de sua trajetória foram sendo colocadas de lado e acabaram deixando o partido.


Em relação a comentários sobre dinheiro embaixo do seu colchão, o vereador disse que está tomando as medidas judiciais cabíveis para esclarecer o assunto que foi destaque nas redes sociais na última semana.

“O meu falecido avô, o seu Ângelo Concer, guardava todo o dinheiro que tinha em casa. Se era no colchão ou em outro lugar, não sei. Porque eu era muito jovem. Agora você, Vanderlei Rosso, você sabia onde estava, porque quando tinha dificuldade ia na casa do meu vô e pegava o dinheiro emprestado”.

Elson registrou que agora faz parte de uma nova ideologia partidária, onde não existem donos e as decisões serão tomadas em conjunto e todos serão ouvidos. Elson informou ainda que em breve serão apresentados os candidatos a vereadores e o candidato a prefeito do partido.

Ademir anunciou recursos conquistados com o Deputado Volnei Weber para obras de pavimentação

Ademir Bonomi (MDB) registrou que esteve em Florianópolis na semana passada em busca de recursos para a pavimentação de ruas. O vereador destacou que no Bairro Rio América foi pavimentada a rua B 17 e esquecidas as travessas de ligação. Ademir mostrou fotos das péssimas condições das ruas e anunciou 100 mil reais conquistados na viagem a Florianópolis com o Deputado Estadual Volnei Weber (MDB) para pavimentar as travessas. O vereador disse que quando chove desce muito material pelas ruas e acaba entupindo a drenagem. Ademir informou que além da pavimentação das travessas da rua B 17 conseguiu recursos para a pavimentação de uma rua secundária a Avenida São Jerônimo.


“Sempre que chove acaba arrancando toda a estrada e o material escorre para as casas que sofrem com alagamentos e entulhos. Quando acontece uma chuva a prefeitura tem que fazer de novo o trabalho e através do Volnei Weber conseguimos 100 mil reais para calçar 120 metros da rua”.

Ademir Bonomi agradeceu o Deputado Volnei Weber e o assessor Rodrigo pela disposição de sempre ajudar o Município. “Sempre que vamos lá saímos com um dinheirinho para ajudar Urussanga”.


O vereador lamentou que as pessoas continuem jogando lixo na estrada que liga as comunidades de Rio América e Santana.  Ademir disse que pediu várias vezes para a Secretaria do Meio Ambiente fazer a limpeza e não foi atendido. “Falei com o Thiago Maranho do CIRURES e no outro dia ele foi e fez a limpeza, colocou material por cima e tapou e nossa prefeitura não serve nem para colocar a sinalização. Queria agradecer o Thiago que colocou os equipamentos a disposição para a limpeza”.

Luan denunciou superfaturamento e cobrou transparência da administração com o povo de Urussanga

Luan Francisco Varnier (MDB) registrou que o vereador Elson Roberto Ramos é um dos donos do terreno no Rio América comprado pela prefeitura com indícios de superfaturamento. “Isso demonstra compra de apoio político aqui na Câmara. Isso demonstra que a culpa não é do MDB. O MDB tem feito a sua parte aqui na tribuna, tem trazido questões importantes para a sociedade”.


O vereador disse ainda, que o prefeito usa dinheiro público para atacar a imprensa e deixa de investir na saúde, na compra de remédios, na manutenção de ruas, iluminação pública, desassoreamento de rios e contratação de médicos. “O prefeito municipal, em vez de investir em ataques à imprensa, deveria investir na melhoria da cidade. O princípio da transparência precisa ser alcançado pela administração pública, porque o cidadão que paga impostos merece estar bem informado. Enquanto tiver coisa errada, eu vou gritar, gostem ou não gostem, eu vou falar e vou expor, e é desta forma que vou continuar fazendo o meu trabalho”.

Vereadores cobram informações sobre emendas impositivas e solicitam aumento na carga horária de monitores escolares

O Vereador Edson Savi Mondo (PSD) apresentou Requerimento solicitando ao Poder Executivo informações sobre emendas parlamentares impositivas. O vereador pediu que a prefeitura esclareça o motivo de ter inabilidade algumas entidades que aguardavam os recursos das emendas.

Luan Francisco Varnier (MDB) apresentou Indicação solicitando ao prefeito municipal o aumento de 30 para 40 horas de trabalho dos monitores do transporte escolar. Ele informou que devido à falta de servidores os monitores acabam trabalhando mais de 30 horas e recebendo o mesmo salário.


Vereador Erotides Borges Filho (União Brasil) apresentou Requerimento solicitando ao Poder Executivo informações referentes aos gastos mensais da prefeitura com aluguel de imóveis

O Vereador Fabiano Murialdo De Bona (PL) apresentou Indicação recomendando ao Poder Executivo que, com a máxima urgência providencie a colocação de areão e o patrolamento da Estrada Geral que liga as comunidades de Linha Pacheco a Rancho dos Bugres.

O vereador Erotides Borges Filho (União Brasil) apresentou Requerimento solicitando ao Poder Executivo informações sobre o diagnóstico socioambiental de Urussanga. O vereador deseja saber se o diagnóstico foi concluído e quando vai ser enviado para análise no Legislativo.

O Vereador Erotides Borges Filho solicitou o envio de Moção de Aplausos ao Senhor Renato Mariot Damiani, Sócio Presidente da Vinícola Casa Del.

Luan Francisco Varnier (MDB) apresentou Projeto de Decreto Legislativo outorgando Título Honorífico de Cidadania Honorária de Urussanga a Senhora Maria Alice Júlio Batista.

Atleta Lucas de Noni Soratto recebe Moção de Aplausos no Legislativo Municipal

A Moção de Aplausos foi entregue ao atleta urussanguense Lucas de Noni Soratto durante a Décima Reunião Ordinária realizada na terça-feira (9). A homenagem concedida a Lucas foi em razão da conquista do Campeonato Catarinense de Futebol sub-17 com a equipe do Criciúma Esporte Clube.


Lucas reside no Bairro da Baixada Fluminense e iniciou suas atividades esportivas jogando no Departamento Municipal de Esportes de Urussanga.

O vereador Thiago Mutini (PP), autor da Moção de Aplausos, desejou ao Atleta Lucas de Noni Soratto, êxito nas próximas competições e na carreira profissional.

Diretor do Jornal Vanguarda fala no Legislativo sobre a imprensa e seus desafios no Município

Em atendimento a Requerimento de autoria do Vereador Luan Francisco Varnier (MDB) o novo diretor do Jornal Vanguarda de Urussanga, Luciano Giordani Schimidtz, participou da Reunião Ordinária de terça-feira (9) para falar sobre os desafios da imprensa no Município.

Luciano Giordani Schimidtz destacou em sua fala que o primeiro desafio de um jornal para se manter independente é o econômico. “O jornal precisa de leitores que comprem e assinem, precisa de anunciantes que tenham interesse em expor a sua marca. Um jornal para ser independente precisa de leitores e de anunciantes privados que financiem a sua circulação. Esse é o desafio de largada”, disse.

Um segundo desafio na opinião de Luciano é a comunicação com o poder público que deveria acontecer de forma transparente, acessível e amistosa, onde o ente político colabore com a atividade de informar da imprensa. “Muitas vezes, nos deparamos com agentes públicos que se recusam a falar ou falam de uma maneira que não é adequada, talvez não compreendam que não é ao jornal que eles devem satisfação. Quando o político, o governante fala à imprensa, na verdade, ele está falando ao povo”, registrou.

Schimidtz pontuou também as dificuldades de se fazer jornalismo crítico e opinativo em cidades pequenas como Urussanga onde todo mundo se conhece. “Às vezes isso acaba criando alguns constrangimentos e dificuldades, porque as pessoas levam muito para o lado pessoal. Quem se dispõe a falar o que pensa, fica sujeito a sofrer algum tipo de limitação. É necessária alguma coragem para emitir opiniões. Opiniões, às vezes, um pouco fortes. Se isso acontece em uma cidade grande, talvez seja mais tranquilo”, destacou.

De acordo com Luciano, um outro desafio é conquistar o tempo das pessoas em razão da variedade de formas de comunicação disponíveis atualmente. “O tempo das pessoas hoje é muito disputado e quando nós nos propusemos a escrever um jornal, a produzir conteúdo, temos o desafio de produzir com qualidade. Matérias que agreguem alguma coisa na vida das pessoas, matérias que sejam bem escritas. Produzir um jornal que seja bonito, atraente, um jornal que possa ser respeitado pela forma, não somente pelo conteúdo”, afirmou.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança