• Era autônomo e virei empresário. E agora, o que muda?

Era autônomo e virei empresário. E agora, o que muda?

25 Mai, 2017 13:40:24 - Artigo

Isso significa que o planejamento da minha carreira não é o da minha empresa. As finanças da empresa não são as minhas finanças pessoais. Os funcionários do meu negócio não são meus funcionários pessoais. Caso eu tenha sócios, tenho que definir muitas coisas previamente para preservar o bom convívio e a amizade. Muda tudo. Bom, vamos por partes.

A partir do momento que tenho uma pessoa jurídica, preciso passar a me ver como tal. Os rumos futuros deste negócio podem estar muito alinhados ao meu planejamento pessoal de carreira. Ou não. O negócio pode crescer, pode pivotar e mudar totalmente de objetivo. A empresa tem vida própria, não é uma extensão da minha vida, é uma parte dela que envolve terceiros, sócios, colaboradores, clientes.

Uma diferença clara é que quando preciso de ajuda para planejar a minha carreira devo procurar um psicólogo, um coach, um mentor. Para planejar um negócio devo procurar um Administrador.

Sei o quanto é difícil imaginar que exista distância entre a carreira do empreendedor e os rumos do negócio no seu início, quando tudo está muito misturado e a empresa é a vida do empreendedor. Mas, com o tempo, os objetivos podem distanciar-se e isso não deveria ser um problema. 

Caso o meu sustento venha do negócio, a minha renda é parte do faturamento da empresa, mas a receita nunca será a minha renda pessoal. O profissional contratado para realizar atividade laboral não é funcionário pessoal do empregador, e somente devo lhe repassar demandas que me atendem na pessoa física se isso for combinado no contrato de trabalho. 

Meus sócios são meus parceiros, que acreditaram num sonho comigo. Precisamos alinhar nossas expectativas, especialmente sobre quanto do que recebermos será para remunerar o nosso trabalho e quanto será destinado a remunerar o capital que investimos. 

Enfim, tornar-me empresário muda a minha perspectiva profissional de inúmeras formas. O quanto antes eu perceber isso, melhor conseguirei usufruir das diversas vantagens e melhor lidarei com os desafios. Boa sorte pra nós, empresários! 

Claudia Grandi
Diretora de operações da ADM S.A.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal