• Equipe de Robótica da Satc representa SC na Olimpíada Nacional

    Em Salvador (BA) estudantes participaram de três etapas da competição e do desafio ‘Super Teams’ disputando com 80 grupos de todo Brasil. 

Equipe de Robótica da Satc representa SC na Olimpíada Nacional

14 Out, 2023 18:12:45 - Educação

Salvador (BA)

O desafio de competir na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2023, moveu as duas equipes formadas por alunos do Colégio Satc, de Criciúma (SC), que representou Santa Catarina na competição. Com a disputa Nacional em Salvador (BA) entre os dias 6 a 12 de outubro, estudantes superaram as provas em três etapas e também participaram da atividade extra ‘Super Teams’. A equipe de Nível 1 completa para alunos do Ensino Fundamental conquistou o 11º lugar e no Nível 2 o grupo do Ensino Médio finalizou a competição em 22º lugar, disputando entre 80 grupos de todo Brasil.

Para o professor do Colégio Satc, Guilherme Cardoso Cruz, a evolução dos estudantes durante a competição foi marcante. “Posso dizer que a palavra que define esse campeonato é resiliência. Nossas equipes trabalharam muito, se empenhando nas provas, consertaram os robôs com problemas diferentes e mesmo assim lutaram para melhorar. Eles não desistiram um segundo, foram muito fortes nas adversidades e essa força de vontade esses adolescentes vão levar para a vida”, conta.


A troca de experiência e a oportunidade de representar o estado em um evento Nacional, foi de grande importância para os estudantes. “Participar da OBR foi uma honra, um grande aprendizado. Poder vir pro outro estado, competir com outras equipes, ver o que elas sabem e aprender com isso foi bastante interessante. Com certeza essa experiência vai me agregar muito, principalmente, pro meu lado profissional. Tudo que vivemos foi grande aprendizado e para as próximas oportunidades que a gente tiver já vamos colocar em prática o que a gente aprendeu”, destaca o aluno, Victor Mineira Tinelli. 

Alto Nível  

A equipe do Colégio Satc é formada pelos alunos no nível 1, Artur Lucio Savi, Enzo Martins Coelho, Vinícius Silveira de Souza e Marcos Vinicius Faraco Ghedin Borges. Já no nível 2, que contempla estudantes do Ensino Médio, os alunos são, Gabriel dos Santos, Vitor Tinelli, Matheus Carminatti e Miguel Teixeira Caroli. O grupo conta que a participação na etapa nacional da OBR representou um grande desafio em virtude do alto nível da competição.


“Os meninos treinaram, passaram por pistas de testes bem difíceis, fizeram com que o robô se comportasse bem em diferentes ambientes. Os obstáculos da competição foram de alto nível o que exigiu bastante no nosso robô e das nossas equipes. Mas a satisfação de competir, trocar experiências, conhecer outras culturas, outras equipes que usam materiais diferentes e outros tipos de plataformas, agrega muito para o conhecimento dos alunos”, ressalta Cruz.

Os grupos também participaram da atividade extra ‘Super Teams’. “A organização da OBR, sorteou todas as 80 equipes em duplas para formarem um só time e para nossa surpresa nossas equipes ficaram juntas, então no final eles formaram um grande grupo. Para o grande desafio os meninos se esforçaram no hotel, trabalhando à noite, trabalhando no outro dia de manhã junto para conquistarem bons resultados juntos. E para nós podermos acompanhar essa evolução é muito significativo”, relata a coordenadora das Tecnologias Aplicadas do Colégio Satc, Andreia Mariot Scarduelli. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança