• Equipamento de última tecnologia ameniza efeitos da radioterapia em pacientes

    O acelerador linear com ‘braços robóticos’ permite reduzir o número de sessões em cerca de 20%.

Equipamento de última tecnologia ameniza efeitos da radioterapia em pacientes

07 Dez, 2022 20:53:40 - Saúde

Criciúma (SC)

Por meio do apoio do Instituto CCR e da CCR ViaCosteira, os pacientes que realizam sessões de radioterapia no hospital São José, em Criciúma (SC), região Sul de Santa Catarina, têm à disposição um novo equipamento de última geração para auxiliar no tratamento, o acelerador linear, que possui o diferencial dos braços robóticos.

Essa tecnologia inovadora permite que as sessões de radioterapia sejam reduzidas em até 20%, nesses casos, passando de 40 para até cinco. Isso representa mais qualidade de vida ao paciente que visita menos o hospital e, consequentemente, tem menos efeitos colaterais do tratamento por conta da diminuição da exposição à radioatividade.

"Sem a ajuda de empresas e doadores, assim como a CCR, não teríamos conseguido trazer este equipamento tão importante para os nossos pacientes. É pela doação dessas empresas e pessoas que podemos continuar garantindo vida a quem precisa da instituição. Em 2010, tínhamos 1.216 pacientes em tratamento radioterápico. Em 2021, este número aumentou para 3.664 pessoas. E este era um equipamento essencial para darmos suporte a todos que tanto necessitam", agradece a diretora geral do Hospital São José, Irmã Isolene Lofi.

Tecnologia de ponta

O equipamento é um dos mais modernos do Brasil na atualidade, com tecnologia americana. Ele é dotado de uma mesa 6D, onde é possível um posicionamento mais preciso do paciente no momento da irradiação.


Outra diferença do aparelho é a presença de braços robóticos para aquisição de imagens de tomografia (Conebeam CT), segundos antes da aplicação, permitindo a localização exata do tumor na aplicação. Além disso, conta também com um sistema infravermelho que consegue sincronizar a irradiação de acordo com cada fase da respiração, sendo importante no tratamento de tumores de pulmão.

‘’As iniciativas do Instituto CCR em Santa Catarina, realizados pela CCR ViaCosteira são um avanço muito importante na condução de um dos nossos propósitos, que é o de contribuir com o desenvolvimento social das regiões onde atuamos”, destaca Simone Suzzin, Gerente de Relações Institucionais da CCR ViaCosteira.

Ainda segundo ela, a parceria entre Concessionária e o Instituto CCR irá beneficiar cada vez mais pessoas, desenvolvendo ações norteadas pelas diretrizes do ESG da companhia. “Estamos prontos para a expansão da CCR ViaCosteira em 2023 por meio de diversos programas e iniciativas que estão por vir, fortalecendo o nosso compromisso de apoio e inclusão social das comunidades’’ afirma Suzzin.

CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil. A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.

Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em cinco regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é a transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança