• Encontro Nacional dos Dirigentes do Sistema Sebrae em Florianópolis (SC)

Encontro Nacional dos Dirigentes do Sistema Sebrae em Florianópolis (SC)

09 Mai, 2023 09:35:32 - Política

Florianópolis (SC)

Pela primeira vez em Santa Catarina, 120 dirigentes de todo o Brasil se reuniram ontem, em Florianópolis (SC), para o Encontro Nacional dos Dirigentes do Sistema Sebrae, evento que tem por objetivo debater o planejamento estratégico da instituição até 2027, além de definir a construção das agendas prioritárias regionais e os principais marcos de desenvolvimento do empreendedorismo.

Durante coletiva de imprensa que antecedeu a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, falou sobre a importância do momento para os estados e enfatizou que o Sebrae dará a parceria necessária ao empreendedor brasileiro, com crédito, capacitação, buscando condições junto ao governo federal, atendendo as demandas dos estados e consolidando uma política de convênios necessária para o desenvolvimento da economia.

“Nós representamos os pequenos, os que hoje lutam contra os grandes em um mercado voraz, que é o mercado econômico. A Taxa Selic, por exemplo, criada por este absurdo que é a autonomia do Banco Central, que entrega o banco aos interesses do sistema financeiro, é extremamente agressiva aos pequenos empreendedores e a economia brasileira. Nós vamos estar permanentemente denunciando isto. O Sebrae vai ter opinião em tudo aquilo que ele representa, que é a defesa do micro e pequeno empreendedor, como no caso agora, que vamos começar a debater a reforma tributária”, esclareceu.

O encontro segue até a próxima quarta-feira e, ainda na segunda, 8, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias falou sobre a situação do país diante dos novos desafios do Mundo Contemporâneo e como o empreendedorismo vem se tornando um fomentador da economia. Já na terça, 9, haverá uma coletiva de imprensa para lançar nova edição da Pesquisa Global sobre Empreendedorismo.

Desenvolvimento econômico


Em seu discurso de abertura, o petista foi enfático ao afirmar que o Brasil precisa, mais do que nunca, estreitar essa parceria com o Sebrae para poder produzir resultados positivos para a sociedade brasileira, porque, segundo ele, ampliar os pequenos negócios é pulverizar a economia, dando caminhos seguros para o Brasil se tornar um país com mais dignidade. Em Santa Catarina, por exemplo, 60% dos novos empregos gerados foram por micro e pequenas empresas, o que mostra a relevância de incentivar e criar meios para que estes novos empreendedores sejam capazes de conduzir os seus negócios.

Pelo discurso, que está bem alinhado com o dos demais dirigentes, Décio acredita que o empreendedorismo será a grande sacada para o desenvolvimento do Brasil. Ele  fez questão de ressaltar a importância do momento para criar uma relação de empatia entre todos ali.

" O Sebrae é uma grande estrutura que trabalha representando a possibilidade concreta de tirar o Brasil do mapa da fome, oferecendo meios para um maior desenvolvimento econômico", finalizou.

Tecnologia

A catarinense WEG fechou uma parceria com a General Motors, gigante global da indústria automobilística, que prevê o fornecimento de tecnologias para recarga de baterias de carros elétricos. A ideia é expandir a rede disponível em garagens e estacionamentos residenciais, com estações de carregamento até três vezes mais rápidas que o padrão disponível no mercado. As soluções serão oferecidas por 78 concessionárias da rede Chevrolet especializada em veículos elétricos. A tecnologia garante 40 quilômetros extras de autonomia com apenas 15 minutos de carregamento. O equipamento também pode ser conectado a uma instalação que já tem geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários de um condomínio ou grandes estacionamentos, além de contar com proteção contra chuva e raios solares caso esteja em uma área descoberta.

Arrecadação em crescimento

O governo de Santa Catarina arrecadou, entre 1º e 30 de abril, R$ 3,9 bilhões, o que corresponde a crescimento nominal de 5,9% na comparação com abril de 2022. Considerando a inflação acumulada de 4,65% (IPCA), houve aumento real de 1,2% na receita neste último mês. Este é o segundo resultado positivo do ano em relação à arrecadação — houve crescimento real de 0,6% em março, após quedas consecutivas de 4,4% nos meses de janeiro e fevereiro. Os cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda não consideram o impacto dos decretos do final de 2021 que postergaram o recolhimento de ICMS da energia elétrica para abril e maio de 2022 – houve também a postergação do imposto da gasolina para janeiro e fevereiro do ano passado.

Reforma Administrativa

A Reforma Administrativa que o governo Jorginho Mello (PL) instituiu por meio de duas Medidas Provisórias (MPs) em fevereiro, com a criação e recriação de secretarias será votada hoje na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, ao que tudo indica, deverá passar sem grandes problemas. Em seguida, as duas MPs seguem para a Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Camilo Martins (PODEMOS), com perspectiva de chegarem ao plenário ainda na quarta-feira (8). O que estará em análise será a versão do texto que foi alterada pela Comissão de Finanças e Tributação na última semana. Relator das MPs na comissão, o deputado Marcos Vieira (PSDB) apresentou emenda substitutiva global que faz alterações pontuais no texto original enviado pelo governo.

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal