Empolgação marca entrega de medalhas do Prêmio Acic de Língua Portuguesa
Criciúma (SC)
Finalistas do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, 78 estudantes da rede municipal de Criciúma receberam nesta terça-feira, 5, as medalhas pelo desempenho no concurso. Em clima de empolgação, a cerimônia de premiação ocorreu na sede da Associação Empresarial de Criciúma, contemplando 46 medalhistas de bronze, 26 de prata e seis de ouro na primeira edição do prêmio.
“Estamos muito felizes com o engajamento de todos os participantes e muito orgulhosos dos estudantes que passaram pelas primeiras etapas e agora receberam o merecido reconhecimento”, declara o presidente da entidade, Valcir José Zanette.
“A educação é uma das principais bandeiras da Acic e procuramos incentivar nossas crianças, adolescentes e jovens a sempre buscarem o conhecimento, a se aperfeiçoar como pessoas e como profissionais. Um desses incentivos foi a criação neste ano do Prêmio de Língua Portuguesa”, acrescenta.
“Foi emocionante ver os estudantes felizes por terem realizado o propósito de receberem a premiação. E é assim que também nos sentimos, realizados por termos concluído a primeira premiação de Língua Portuguesa com muito êxito”, avalia a coordenadora do prêmio, Marlene Pires.
Ela destaca a participação de representantes das famílias e das escolas, da Secretaria de Educação e do Governo de Criciúma. O secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso, que representou o prefeito Clésio Salvaro na solenidade de premiação, enalteceu a importância do concurso.
“Iniciativas como o Prêmio Acic de Língua Portuguesa mostram como é possível construir o caminho para o futuro. É preciso encará-lo como uma oportunidade, um instrumento capaz de os tornar grandes vencedores na vida. A Acic é uma entidade empresarial e, em princípio, nada teria a ver com a educação, não fosse a vocação para ser apoiadora do conhecimento”, considera.
Destaque da primeira edição
Participaram do 1º Prêmio Acic de Língua Portuguesa 1,5 mil alunos matriculados no sexto ano em escolas da rede municipal de Criciúma. A primeira prova, realizada em agosto nas unidades escolares, classificou 215 estudantes para a segunda etapa. A segunda prova foi aplicada em setembro, na Acic, resultando nos 78 medalhistas.
Entre eles, a aluna destaque foi Alice dos Reis de Sousa, da Escola Municipal de Educação Básica Jorge da Cunha Carneiro, que alcançou a maior pontuação entre todos os medalhistas.
“A primeira prova não foi fácil, tive um pouco mais de dificuldade em algumas questões, outras mais facilidade para resolver. Na segunda fase, fiquei muito nervosa, mas a minha amiga estava do meu lado e me deixou mais tranquila. As conquistas, como essa do Prêmio Acic, mostram que podemos ir construindo melhor a nossa vida, para ter um futuro melhor”, reflete Alice.
A menina conta que o apoio da família foi fundamental para o desempenho no concurso. “Meus pais sempre estão comigo, me apoiam bastante, me incentivam a não desistir e acho isso importante para me manter focada nos meus objetivos”, afirma.
Mãe da estudante, Cláudia Fermínio dos Reis não escondeu o orgulho pela conquista da menina. “Ainda estou tentando assimilar, porque foi muito emocionante descobrir que a Alice foi o destaque do prêmio. Mas ela é muito esforçada, gosta muito de ler e os presentes que nos pede geralmente são livros”, revela.
Além das medalhas, todos os finalistas receberam certificados de honra ao mérito e bolsas de estudo em cursos de inglês da Rockefeller, parceira da ação. Os medalhistas de ouro também ganharam camisetas comemorativas.
Houve ainda o reconhecimento, com a entrega de um certificado de honra ao mérito, à gestora da escola Jorge da Cunha Carneiro, Gerusa Ribeiro dos Santos, e à professora da aluna destaque, Juliana dos Santos Spillere.
COMUNICAÇÃO INTEGRADA