• Elza de Mello continua a história da Paróquia São Miguel em Vila Nova

Elza de Mello continua a história da Paróquia São Miguel em Vila Nova

26 Set, 2023 11:49:46 - Artigo

Içara (SC)

E os festejos do cinquentenário da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Bairro Vila Nova, em Içara (SC), seguiu uma programação para contemplar as 12 comunidades que integrada a Igreja Matriz São Miguel. Afinal uma paróquia é, na verdade, uma reunião de comunidades: Santa Ana (Rio Acima); São Pedro (Urussanga II); Santa Edwirges (Lombas); Santa Catarina de Sena (Coqueiros); Santa Luzia (Campo Mãe Luzia); Nossa Senhora de Fátima (Boa Vista); São Judas Tadeu (Poço Oito); Santa Madre Paulina (Barracão); Santa Rosa de Lima (Sanga Funda; Santa); Rita de Cássia (Vila Alvorada) Nossa Senhora das Graças (Loteamento Jussara) e São Miguel Arcanjo (Vila Nova).

Comunidades situadas nas zonas urbana e suburbana do município de Içara (SC) onde há forte produção agrícola e pecuária.

Nesse ano do cinquentenário de criação da Paróquia, os festejos de São Migue foi iniciado com a Quaresma de São Miguel. São quarenta dias de missa matinal (6horas), com cinco missas noturnas, na semana do avivamento da festa, que ocorreu no dia 23 de Agosto. Em cada celebração faz-se um nozinho na fita vermelha, consagrada ao Arcanjo, seguido do pedido de graça a ser alcançada. Movidos pela fé, as pessoas se deslocam de todas as comunidades para a Igreja São Miguel. Ali, no adro da igreja, podiam adquirir sonhos ou pasteis para o café da manhã. Um gesto solidário com a dona de casa e de cooperação ao rendimento da festa. A festa do Padroeiro é tradicional, mas a administração social da Igreja Matriz contabiliza a renda para manter o patrimônio religioso da localidade: templo da Matriz, salão paroquial, Praça São Miguel e casa paroquial. Em tudo há desgastes pelo uso e pelo tempo, e reformas são necessárias.

Mas nesse ano do cinquentenário há também o sonho da construção de um campanário. Devido a construção de um novo templo a São Miguel Arcanjo, o sino foi descido da antiga torre e não foi possível adaptar a Torre nova. Feita em vidros, a maioria de sua estrutura, ela não comporta o sino e as missas ficaram sem o anúncio tão esperado das pessoas acostumadas a comunicação sinaleira. Então o povo passou a sonhar com a construção de um campanário, onde fosse recolocado o sino para o povo ouvir a linguagem tão amada. E o sucesso econômico da festa será vital para a realização do sonho do campanário.

O campanário planejado é uma réplica da torre do templo demolido, para a reconstrução do novo templo. Uma memória do templo construído na administração de padre Bernardo Junkes e preservado com carinho por Padre Silvestre Junkes, o primeiro Pároco da Igreja Matriz São Miguel. Foi com muita dor que o sacerdote observou a demolição daquele templo e reerguer o campanário é como fazer memória do zelo que o primeiro pároco dedicou a comunidade religiosa. E assim, segue o sonho do campanário, sonhado por muitos paroquianos, inclusive eu, que espero ver o campanário anunciando os eventos sagrados, e também assinalando para os transeuntes da BR 101 ou da Rodovia Estadual Deputado Paulino Bérigo (SC 445), as novidades de um marco de fé sociorreligioso, de memórias centenárias da sesmarias do tempo da Colonização Açoriana em Içara (SC). Grande parte da sesmaria ficou no novo município de Balneário Rincão (SC), mas o que ficou pertencendo à Içara, está circunscrita à Paróquia São Miguel de Vila Nova, que tem o Orago em homenagem aos imigrantes açorianos da distante e inesquecível ilha de São Miguel.

Foram esses dias de avivamento à festa do Padroeiro São Miguel, momentos de integração com a Paróquia São Donato, na missa concelebrada pelo padre Marciel, Pároco da Matriz Mãe, e padre Juliano, da Matriz São Francisco de Assis, Matriz Filha.

Outra observação que tivemos nesse cinquentenário da Matriz São Miguel Arcanjo, foi com relação às vocações sacerdotais. padre Antônio Silveira Guglielmi e padre Pacífico Dagostin, saudosos filhos da terra, tiveram seguidores vocacionados. Inclusive, o padre Mateus Réus dos Reis fará um pequeno evento musical no próximo dia 29 de setembro. Acompanhado de outros sacerdotes, o padre Mateus, filho da terrinha trará um musical religioso para celebrar São Miguel Arcanjo no dia dedicado. E mais uma vez iremos pedir: São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate e abençoai o nosso pároco Lucas Fernandes Bombazar.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE