• Eleição para presidente verticalizou  disputa entre Jorginho e Décio em SC

Eleição para presidente verticalizou disputa entre Jorginho e Décio em SC

05 Out, 2022 14:53:23 - Política

Florianópolis (SC)

A disputa nacional, de fato, verticalizou a eleição para governador em Santa Catarina colocando o senador Jorginho Mello (PL) e o ex-prefeito reeleito de Blumenau e ex-deputado Décio Lima (PT) no segundo turno. O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, fez  62% dos votos para presidente e foi o maior cabo eleitoral no Estado, colocando Jorginho em primeiro lugar, elegendo Jorge Seif senador e fazendo 11 deputados estaduais, a maior bancada da Alesc, e seis federais. Para o segundo turno, disse Jorginho em entrevista coletiva na tarde de ontem, a meta é levar Bolsonaro de volta aos 76% dos votos feitos em 2018 em Santa Catarina. Para garantir a vitória ao governo, vai fazer alianças sob o único pré-requisito de ser apoiador de Bolsonaro. 

“Já estou recebendo ligações e apoio. De forma humilde e tranquila, todos os que apoiaram o presidente serão bem vindos”, disse. Questionado sobre quais candidatos poderia procurar, já que somente Décio Lima não apoiava Bolsonaro no primeiro turno, disse que não vai correr atrás de ninguém, porque se trata de projeto para o Estado. 

Quanto à presença de Décio Lima no segundo turno, Jorginho atribuiu a erros dos demais candidatos, principalmente do atual governador Carlos Moisés. “Em eleição não se pode errar. Se errar, paga”, comentou, destacando a diferença de apenas 17 mil votos entre Décio e Moisés.

Dos 27 governadores brasileiros que enfrentaram a pandemia, aliás, 20 concorreram à reeleição. Doze foram reeleitos em primeiro turno e seis seguem para segundo turno. Apenas Moisés em Santa Catarina e o governador de São Paulo, Ricardo Garcia (PSDB), que era o vice de João Dória, estão fora da disputa, sem chance de reeleição. 

Para Jorginho, a substituição de Moisés por Décio, bem longe do que apontavam as pesquisas de intenção de voto, acaba facilitando a disputa. Em campos opostos nacionalmente e sem que nenhum dos dois tenha a experiência de governador para comparar. Mesmo assim, o tom de Jorginho é contido, insiste que nenhuma eleição é fácil ou decidida antecipadamente e garante que será municipalista. “Na política não sou efeito serrote, que corta tudo para recomeçar, sou escada, sigo acima. Ninguém seria irresponsável de descontinuar as obras e programas que estão em curso”, garantiu sobre o Plano 1000 que, no final das contas, rendeu mais gratidão dos prefeitos do que voto. 

De todo modo, Santa Catarina seguirá com uma vice-governadora. A delegada Marilisa Boehm (PL) se Jorginho vencer ou a microempreendedora Bia Vargas (PSB) se Décio ganhar. 

PELO ESTADO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE