• Economia de Içara f(SC) oi a que mais cresceu na Região Carbonífera em 2023

    A indústria, comércio e agricultura foram os principais setores do município responsáveis pelo crescimento de 37%.

Economia de Içara f(SC) oi a que mais cresceu na Região Carbonífera em 2023

22 Mar, 2024 08:55:13 - Economia

Içara (SC)

A economia de Içara (SC) foi a que mais cresceu durante o ano de 2023, entre as 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A Capital do Mel atingiu uma alta de 37% em relação ao ano anterior, movimentando um Valor Adicionado (VA) superior a marca de R$ 3,5 bilhões. Os setores que mais se destacaram foram a indústria, o comércio e a agricultura.

Para efeitos de comparação, a Amrec registrou um crescimento de 7% neste período. Içara (SC) também cresceu mais do que a média estadual, já que Santa Catarina chegou a uma expansão de 10% no movimento econômico. 

“A nossa economia é bastante diversificada, por isso esses números não surpreendem. Crescer acima da média regional e estadual tem sido uma tônica para Içara. Deixamos de ser uma cidade agrícola e estamos nos tornando um grande polo industrial”, observa a prefeita Dalvania Cardoso.

Na avaliação da chefe do Executivo içarense, o principal mérito é dos empreendedores. “São eles quem arregaçam as mangas e fazem a engrenagem girar. O poder público muito ajuda quando não atrapalha. Todos eles têm uma parcela de mérito nisto”, completa.

Valor Adicionado

O indicador que representa o movimento econômico de uma cidade é o Valor Adicionado (VA). Através dele, são contabilizadas todas as riquezas produzidas nos limites demográficos do município, incluindo a saída de mercadorias e a prestação de serviços. Atualmente, Içara tem o segundo maior VA de todo o Sul Catarinense, apesar de ser a quarta maior cidade em população.

A economia de Içara (SC) ultrapassou Tubarão em agosto de 2023, deixando a Capital do Mel atrás, apenas, de Criciúma. Outro indicador que o município se destacou no último ano foi o Índice de Participação dos Municípios (IPM), que determina a parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que será destinada a cada prefeitura.

Em relação ao ano anterior, o crescimento de Içara foi de 5,07%, deixando-a, mais uma vez, na liderança da Amrec. O indicador irá gerar mais de R$ 2,5 milhões de ICMS para a Administração Municipal. “Isso significa mais recursos para o governo investir em obras, programas e ações que irão beneficiar toda a população”, ressalta o secretário municipal da Fazenda, Márcio Folis.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE