• Dose de reforço contra covid-19 começa a ser aplicada em Urussanga

Dose de reforço contra covid-19 começa a ser aplicada em Urussanga

19 Nov, 2021 17:02:58 - Saúde

Urussanga (SC)

Em reunião realizada nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e representantes das Secretarias Municipais de Saúde, ficou acordado que o estado e os municípios irão aderir a Campanha Nacional “Mega Vacinação” contra a COVID-19.

Esta campanha visa intensificar a aplicação da segunda dose (D2) e dose de reforço (DR), e será realizada entre os dias 20 e 26 de novembro, sendo o dia 20 de novembro(sábado), acontecerá o “Dia D da Campanha”.

Neste dia “D”, próximo sábado, as UBS estarão abertas das 8h às 12h e os demais dias da campanha, o atendimento continua normalmente das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os munícipes, maiores de 18 anos, devem procurar as UBS de seu bairro de residência e receber a dose de reforço ou que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses da vacina contra a COVID-19 há mais de cinco meses. A vacina aplicada como dose de reforço será, preferencialmente, a Pfizer.

Segunda a Enfermeira vigilância epidemiológica, Marília Marceneiro, a dose de reforço deve ser tomada por todos os adultos que já completaram o esquema vacinal de duas doses, independentemente do imunizante aplicado anteriormente: “as pessoas com 18 anos ou mais que já tenham recebido as duas doses da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há mais de cinco meses estão aptas a receber a dose de reforço, e assim completar o esquema vacinal”, pontua Marília.

Com relação à segunda dose, todos aqueles que já estão dentro do intervalo recomendado para cada fabricante também devem procurar um ponto de vacinação para concluir o esquema vacinal com as duas doses.

O intervalo para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, 8 semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas.

Vacina da Janssen

Pessoas que tomaram a dose da vacina Janssen devem aguardar definição oficial por parte do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o momento de aplicação da segunda dose (D2), bem como da dose de reforço (DR).

O estado de Santa Catarina aguarda documento oficial com as orientações dos órgãos competentes para definir as ações de vacinação que serão realizadas para este imunizante no estado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança