• Doença silenciosa, a importância da densitometria para detectar a osteoporose

Doença silenciosa, a importância da densitometria para detectar a osteoporose

17 Jan, 2023 14:04:01 - Saúde

Criciúma (SC)

Silenciosa, raramente apresentando sintomas, a osteoporose é uma doença em que há diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, sendo o diagnóstico realizado, muitas vezes, após a ocorrência de pequenas fraturas. O ideal para evitá-la é a prevenção, com hábitos saudáveis, que vão desde uma alimentação balanceada e rica em cálcio, atividades físicas, exposição ao sol em horários adequados, além de consultas regulares e exames de diagnóstico por imagem.

“Muito se fala em qualidade de vida nos últimos tempos, principalmente na terceira idade. Porém, infelizmente, é muito comum as pessoas desenvolverem nesta fase dores pelo corpo, entre as principais causas a que merece destaque é a osteoporose”, pontua o médico radiologista da Cliniimagem, Alexandre Bonetti.


A perda de massa óssea começa a acontecer naturalmente a partir dos 40 anos. Para os homens, o risco é maior entre os 50 e 70 anos. Já entre as mulheres, a partir dos 35 anos a massa óssea começa a diminuir, mas sua redução mais significativa acontece depois da menopausa.

A densitometria óssea, exame realizado pela Cliniimagem, é rápido, indolor, seguro e um dos mais modernos da medicina, realizado por meio de aparelho computadorizado para detecção da doença. “Os objetivos do exame são, avaliar o grau de perda mineral óssea, indicar a probabilidade de fratura, possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo quando a avaliação é feita periodicamente e auxiliar no tratamento médico”, observa Bonetti.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança