• DNIT/SC finaliza última drenagem em trecho com Obras Complementares na BR-101

DNIT/SC finaliza última drenagem em trecho com Obras Complementares na BR-101

11 Fev, 2019 15:46:28 - BR-101

Laguna (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finaliza, nesta segunda-feira, 11, a construção da última galeria para drenagem pluvial em lote de Obras Complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. A frente de serviços está alocada no km 306, no bordo esquerdo – paralelo ao sentido Sul/Norte, dentro do bairro de Bentos, em Laguna, onde são construídas vias lindeiras. A galeria faz parte das obras construtivas para ligação de rua lateral existente com a plataforma que abriga o fluxo de sentido Porto Alegre-Florianópolis.

Os trabalhos tiveram contratempos logísticos na semana passada e, por isso, a construção acabou sendo postergada para esta semana. As atividades estão concentradas na execução de galeria transversal, para coleta pluvial na via lindeira. O término desta construção é essencial para finalizar a aplicação e compactação de aterro, sub-base com rochas (rachão), etapa anterior da aplicação asfáltica. Todas as atividades estão sendo executadas no bordo esquerdo, paralelo ao sentido Sul-Norte, fora do fluxo de veículos. A construção da galeria vai seguir nesta semana, dentro das condições de tempo estável na região.  

Para as comunidades lindeiras, atenção redobrada para a logística da construção. As obras acontecem próximo de Bentos e, com isso, as ruas existentes no entorno do empreendimento precisam rever a circulação local para não adentrar ao espaço dos serviços construtivos. Nas frentes em construção, somente pessoal autorizado por circular.

A frente de obras em Bentos (ligação com Caputera), em Laguna, é a mais adiantada, com todo pavimento asfáltico já finalizado, entre o km 305 e km 306. Há ainda trabalhos construtivos para implantação de 250 metros de continuação em via lateral existente no bordo esquerdo, paralelo ao sentido Sul-Norte de tráfego. Lá é feita a instalação de drenagem e finalização de aterro e rochas.

A construção de nova via lateral vai facilitar o acesso e a trafegabilidade entre aglomerados urbanos nos bairros de Caputera e Perrixil, dando condições de segurança no trânsito de veículos e na circulação de pedestres, abrangendo cerca de 600 famílias das duas localidades. A plataforma em construção também será ligação estradal com Bentos – onde outras 110 famílias terão acesso à via – sem a necessidade de tráfego pelo fluxo de longo curso. 

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal