• Diretoria da Acic e representantes do setor industrial recebem diretor da SC Gás

    Otmar Josef Müller apresentou as ações planejadas pela companhia para ampliar a oferta e reduzir custos do gás natural.

Diretoria da Acic e representantes do setor industrial recebem diretor da SC Gás

12 Mar, 2024 09:03:24 - Geral

Criciúma (SC)

O gás natural voltou a ser pauta da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com a reunião de diretoria contando com a presença do diretor presidente da SC Gás, Otmar Josef Müller, e representantes do setor industrial. Em discussão, ações planejadas pela companhia para ampliar a oferta e reduzir custos do insumo.

“A Acic entende a importância de promover o debate sobre questões que podem alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região. Ter uma fonte energética confiável e acessível é fundamental para que as empresas prosperem, por isso, incentivamos as discussões em torno desse tema”, salienta o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette.

Em sua fala, Müller detalhou investimentos realizados pela empresa desde o início das operações, em 2000, na ampliação da capacidade de fornecimento, a evolução do consumo do GN, bem como nas alternativas buscadas para a diminuição de custos, os desafios atuais e o planejamento para os próximos cinco anos.

De acordo com o mais recente Plano Plurianual de Negócios, serão destinados R$ 776,5 milhões para o aprimoramento e ampliação da rede de gasodutos de forma a permitir a interligação de novos consumidores. A companhia pretende expandir a rede de distribuição em 428 quilômetros e chegar a mais nove cidades catarinenses – atualmente, são 72 municípios atendidos, com clientes nos segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial.


“Pretendemos avançar com mais celeridade para o interior do Estado. No segundo semestre de 2024 será concluído o gasoduto do Planalto Serrano. E neste período, iniciaremos o desenvolvimento de uma rede local no Planalto Norte, inicialmente abastecida por via rodoviária, da mesma forma que ocorreu em Lages, em 2018. No Sul, serão feitas interligações entre os ramais de Tubarão, Urussanga e Nova Veneza, visando equilíbrio e segurança operacional, com investimento previsto de R$ 97 milhões”, esclarece Müller. 

“E já está em construção uma quarta saída do gasoduto Gasbol em Siderópolis e, com isso, aumentaremos a capacidade de fornecimento para a Região Carbonífera em 43%, chegando a 1,8 milhão de metros cúbicos por dia. Assim corrige-se o gargalo que havia no período de 2020 a 2022, impeditivo para a expansão industrial desta região”, completa.

Redução no consumo

Se anteriormente havia restrições no abastecimento, agora a principal preocupação da companhia é com a queda no consumo. “Comparando o mês de janeiro dos últimos três anos, estamos muito abaixo do que já estivemos no passado. Essa redução de 25% do consumo onera a tarifa unitária repassada aos consumidores, pois parte significativa dos gastos são fixos”, explica Müller.

“No setor industrial – que representa 87% do uso de GN - comparando o primeiro semestre de 2022 com o quarto trimestre de 2023, houve redução de 24% no volume consumido, decorrente da queda de atividades nos setores da construção civil e automobilístico. No automotivo, a queda de consumo do gás foi maior ainda, em função da desoneração dos combustíveis líquidos, especialmente da gasolina. Esses fatos são nacionais, não apenas locais de Santa Catarina”, pontua.

“Ao longo de 2023, a SC Gás conseguiu reduzir a tarifa, na média, em 28,7%, fruto da redução gerada pelos novos contratos com a Petrobras, posteriores ao pico da pior crise no custo de aquisição já havida no mercado internacional”, reforça.

Preço x competitividade

Müller observa que vários fatores interferem no custo final do gás e a companhia tem trabalhado no sentido de amenizar esses impactos. Entretanto, conforme avaliação dos empresários presentes na reunião, a competitividade das empresas do Sul catarinense ainda é comprometida devido à tarifa praticada.

“É inegável que tivemos até aqui avanços importantes em relação à tarifa do gás natural, entretanto, é preciso entender essa bandeira de uma tarifa justa e equilibrada em relação ao nosso maior mercado concorrente, que é São Paulo”, afirma Manfredo Gouveia Júnior, presidente da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc.

Desafios estratégicos

O presidente da SC Gás também apresentou as estratégias da companhia para melhorar a competitividade do suprimento. Entre elas, recuperar os volumes de vendas nos segmentos industrial e automotivo (urbano e rodoviário), para diluição de custos.


Ele ainda relatou as iniciativas com relação à interiorização pelo gasoduto até Lages e a implantação da rede local no Planalto Norte e à busca de viabilização da produção de biometano no Centro/Oeste, bem como ações para incentivar o desenvolvimento do setor termoelétrico, preservando condições para o desenvolvimento econômico do Estado, sendo um agente proativo no Programa de Transição Energética Justa no Complexo Jorge Lacerda e Região Carbonífera.

Participação

Estiveram presentes no encontro também o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Cerâmica de Criciúma (Sindiceram), Luiz Alexandre Zugno, o diretor industrial de revestimentos cerâmicos da Dexco, Rodrigo Guedin; o presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), Marcos Vefago, e o diretor geral da Esmalglass, João Batista Borgert.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal