• Diocese São José promove lançamento de livro sobre os 25 anos de história

Diocese São José promove lançamento de livro sobre os 25 anos de história

25 Mai, 2023 10:21:17 - Geral

Criciúma (SC)

A Diocese São José de Criciúma (SC) lançou, nesta terça-feira (23/5/2023), no auditório Jayme Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), um livro comemorativo pelos 25 anos de história. A sessão de lançamento da obra e a pré-venda contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, religiosos, lideranças, leigos, autoridades civis e políticas. O evento faz parte da programação do Ano Jubilar Missionário, por ocasião do Jubileu de Prata dessa Igreja Particular.

Nas palavras do Bispo, “Quando o Papa João Paulo II anunciou, em maio de 1998, a criação da Diocese de Criciúma, muitos sonhos e planos havia nos corações. Trata-se de uma história que completa 25 anos de muitas alegrias e desafios, fruto da graça de Deus e também do empenho dos padres, religiosos e leigos”. Dom Jacinto evidenciou ainda que “todo o trabalho desenvolvido é para a obra de Deus”.


O livro “25 anos da Diocese de Criciúma: memórias e perspectivas” é um projeto que contou com a supervisão do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jonas Emerim Velho. A organização da obra comemorativa foi realizada por Maria Inês Conti Victor e Tânia Regina de Souza Antunes, com a colaboração de Eliane Gonçalves Martins, Otávio Aparecido Feltrin e Raphael Novaresi Leopoldo. A revisão foi um trabalho de Ivanir Pasetto Gava e Bibiana Pignatel Baesso. As fotografias estiveram a cargo de Bibiana, Morgana Rosso e Tiago de Souza Clezar. Todo o material foi diagramado por Marcos Tramontin Serafim.

A sessão de lançamento do livro contou ainda com apresentações do Coral Vozes de Esperança, do Bairro da Juventude, do Coral Infanto-Juvenil do Colégio São Bento e do Coral Novos Caminhos, da Penitenciária Feminina de Criciúma (SC).


Em nome da equipe de organização do livro, professora Tânia destacou que o grupo deu o seu melhor para reunir e processar, em curto prazo, o material contando a história de evangelização da Igreja Diocesana. E enfatizou: “Deus sempre esteve presente no meio de nós, em nosso processo histórico; ele é o único que não muda, porque é eterno. No clarão da sua luz, tudo foi se modificando, se transformando e se concretizando na caminhada de nossa Diocese”.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, enfatizou o quanto é importante a presença da dimensão religiosa na vida das pessoas e de suas comunidades: “Uma comunidade cresce de forma mais organizada, socializada e fraterna quando tem a presença da religiosidade. Que bom contarmos com a caminhada da Igreja, tão presente em nossas comunidades e difundida no meio de nós”.


Após o cerimonial, todos os presentes participaram de um coquetel e da sessão de autógrafos do livro, que já pode ser adquirido na Livraria São José, em Criciúma, e nas secretarias dos três santuários diocesanos, em Nova Veneza, Içara e Araranguá.

História

Na manhã de 27 de maio de 1998, por telefone e outros meios de comunicação, o povo da Comarca de Criciúma, até então parte da Diocese de Tubarão, foi surpreendido com a notícia da criação da nova diocese e nomeação de seu primeiro bispo, Dom Paulo Antônio De Conto. Na mesma manhã, Dom Hilário Moser, Bispo de Tubarão, reuniu-se com um grupo de padres e designou Padre Wilson Buss como coordenador da Comissão de Instalação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas após o anúncio, estiveram a visitação da imagem do padroeiro São José a todas as paróquias e a elaboração da “Oração pela Diocese de Criciúma e pelo Bispo”. Isso motivou o espírito dos fiéis no período que antecedeu a instalação da Diocese de Criciúma, ocorrida em 15 de agosto do mesmo ano, na Festa da Assunção de Nossa Senhora.

Diocese em números

Atualmente, a Diocese de Criciúma (SC) é formada por 43 paróquias e três santuários. Congrega mais de 540 comunidades de fé num território de mais 5 mil km², dentro de 26 municípios. Conta com mais de 30 serviços de pastoral e é assistida espiritualmente por um bispo e mais de 80 padres diocesanos e religiosos. Também há nela a presença de 17 congregações religiosas femininas e masculinas, com carismas nas áreas da educação, saúde, serviços sociais e religiosos.

SETOR DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança