• Diocese reunida em Treviso na Missa dos Santos Óleos

Diocese reunida em Treviso na Missa dos Santos Óleos

18 Abr, 2019 14:56:33 - Variedades

Criciúma (SC)

Na noite desta quarta-feira santa, 17, padres, religiosas, seminaristas e fiéis de toda a Diocese de Criciúma estiveram reunidos na Igreja Matriz Santo Alexandre, em Treviso, por ocasião da Missa do Crisma. Na celebração, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, os presbíteros fizeram a renovação de suas promessas sacerdotais. Mais de 1 mil pessoas participaram da solene celebração. Os diáconos Vânio Margutti, Eduardo Felizardo e Richardson Souza, que serão ordenados padres ainda este ano, conduziram até o altar os vasos com os santos óleos que foram abençoados – dos Catecúmenos e dos Enfermos - e o óleo que foi consagrado - o do Crisma.

Na também chamada Missa da Unidade Diocesana, o pároco, padre Egídio Schmoeller, acolheu a assembléia em nome da Paróquia que, neste ano, tem a alegria de celebrar seu cinquentenário. Dom Jacinto manifestou sua alegria pelo momento vivenciado pela Igreja diocesana. “É sempre um momento muito importante porque aqui está, praticamente, toda a nossa Diocese reunida. Estes óleos vão nos acompanhar todo o ano, na Igreja, nas celebrações dos sacramentos. Hoje é o envio para a nossa missão, onde os sacerdotes, depois, vão ungir o povo”, disse o epíscopo.

Dom Jacinto destacou a mensagem do Evangelho (Lc 4,16-21), que mostra que Jesus é o ungido do Pai, enviado para proclamar a Boa Nova e a libertação. “Aquilo que aconteceu naquele dia, está continuando na nossa história, na nossa Igreja e, também, individualmente, em cada pessoa. Jesus, através dos sacerdotes, continua estendendo essas bênçãos e graças para nossas comunidades, paróquias, por toda parte. Não só os padres, as nossas lideranças, todo o povo. Nosso povo, pelo Batismo, povo sacerdotal, povo profético que deve se preocupar também com as necessidades, com a caridade dentro da comunidade”, salientou Dom Jacinto.

Conforme o Bispo, através do Batismo, todos se tornam participantes da missão no mundo. “Todos somos chamados a anunciar as maravilhas que o Senhor fez, libertando as pessoas de seus pecados, seus vícios, mas também abrindo os ouvidos e olhos para ouvir e ver as bênçãos de Deus que estão em toda parte, anunciando o ano da graça sempre! Somos povo peregrino que caminha para a casa do Pai. Quem está a nossa frente é o Cristo e nós - o povo - caminhamos com Ele”, acrescentou.

Ao término da celebração, as paróquias levaram consigo as caixinhas com os santos óleos, que serão ministrados nas 539 comunidades da Diocese e capelanias hospitalares. A partir da noite desta quinta-feira santa, a Igreja começa a celebrar o Tríduo Pascal, celebrando a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo até a proclamação da Páscoa, na noite da Vígilia Pascal e Domingo da Páscoa do Senhor.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE