• Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Cocal do Sul (SC)

    O município conta com profissionais da Educação habilitados e capacitados para atender a necessidade de cada aluno. 

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em Cocal do Sul (SC)

02 Abr, 2024 17:18:54 - Geral

Cocal do Sul (SC)

Nesta terça-feira, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que tem o objetivo de informar sobre esta condição do neurodesenvolvimento dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de reforçar as necessidades e os direitos das pessoas autistas.

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

O prefeito Fernando de Fáveri esteve visitando a Apae do município e ressalta o importante trabalho que é desempenhado por esta instituição, e que atende cerca de 70 autistas atualmente.


“São inúmeras atividades realizadas através da Apae e voluntários, em parceria com o poder público municipal. No nosso município, temos crianças matriculadas tanto no ensino fundamental quanto na educação infantil, com laudo comprovando o Transtorno do Espectro Autista, e por isso há a necessidade de garantir o direito à aprendizagem, principalmente em relação à inclusão social”, declara.

De acordo com o secretário de Educação, Lucas Pereira, o município de Cocal do Sul está dentro da diretriz curricular da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e os profissionais da educação passaram recentemente por uma capacitação para elaborar o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, a fim de identificar as necessidades de cada criança.

“Foi feito um empenho para a contratação de profissionais habilitados para apoio escolar. O objetivo é aprimorar e atender com excelência os alunos que necessitam; inclusive, o município tem parceria com a Apae, cujos profissionais dão suporte nas escolas quando necessário”, salienta Lucas.

O professor Micleiton Santos, que atua como segundo professor na rede municipal de ensino, lembra que a data serve para reflexão, empatia, conhecimento e aprendizado. “Estar em contato com esses estudantes é transformador. Transforma a alma, nos ensina que a educação vai além de uma limitação e que todos têm o direito de estar onde quiserem e puderem. Temos o privilégio de uma educação inclusiva na rede municipal de Cocal do Sul, uma das poucas redes da região a possuir o segundo professor em seu quadro de funcionários”, comenta.

O professor ressalta ainda que é importante trabalhar com um olhar atento e diferenciado, auxiliando no dia a dia e contribuindo para o progresso de cada aluno. “Ser segundo professor é um ato de coragem, dedicação e amor redobrado; por trás de uma especificidade existe um coração que pulsa pelo aprender, por querer ser aceito do jeito que é, por estar em contato com amigos, professores e demais funcionários e mostrar que o respeito transforma qualquer maldade em amor”, diz.


A professora Adriana da Costa, que também atua na rede municipal de ensino, salienta que dentro da sala de aula, o segundo professor irá auxiliar e direcionar o processo de aprendizagem desse aluno, dando suporte e sendo um facilitador do processo de ensino e aprendizagem. “Desenvolver atividades diferenciadas, usar a sala de recursos multifuncionais, produzir recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas, estão entre as atividades elencadas nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento, cabendo ao professor adequar o seu sistema de comunicação a cada aluno”, explica a professora.

GERÊNCIA DE TRANSPARÊNCIA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança