• Dia Internacional para Eliminar Violência Contra as Mulheres é lembrado no Creas

    O encontro reuniu as servidoras do Paço Municipal de Içara nesta quinta-feira (25/11/2021).

Dia Internacional para Eliminar Violência Contra as Mulheres é lembrado no Creas

26 Nov, 2021 10:31:23 - Geral

Içara (SC)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 25, no auditório da prefeitura, um encontro para as servidoras do Paço Municipal em alusão ao Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O evento contou com a palestra da psicóloga Roberta Acordi.

“O CREAS possui um importante papel na erradicação da violência contra a mulher. Fazemos o atendimento, acompanhamento e encaminhamento, por meio de uma equipe interdisciplinar, que inclui assistente social, psicóloga e advogada, para a acolhida e as devidas orientações, objetivando o empoderamento dessas mulheres vítimas de violência. Temos o compromisso de darmos o atendimento adequado e o amparo a todas as mulheres”, disse o secretário de assistência social, habitação, trabalho e renda, Eduardo Michels Zata.

O dia 25 de novembro ficou conhecido por meio da violência sofrida pelas irmãs Patrícia, Minerva e Antônia María Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas. Elas foram assassinadas neste dia no ano de 1960, por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, sendo presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960, até serem assassinadas. As três lutavam por soluções para problemas sociais de seu país e por isso este episódio produziu uma comoção internacional levando acelerar a queda do ditador Rafael Leônidas. No Brasil, em 7 de agosto de 2006, foi criada a lei nº 11.340, denominada Lei Maria da Penha, que estabelece mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.


Os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de tantos tipos de violência. “Todas as profissionais possuem um papel importante no combate a violência, seja os agentes de saúde, o conselho tutelar, os órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social, os profissionais da educação. Precisamos de políticas públicas em defesa do direito da mulher. Queremos mulheres que busquem a liberdade, com princípios, valores, mulheres que avancem no mercado de trabalho, mulheres que possam ser felizes”, pontuou a prefeita, Dalvania Cardoso.

O evento contou com a presença do promotor de justiça, Marcus Vinícius de Faria Ribeiro, da assistente social forense, Raquel Horner, da advogada do CREAS, Vânia Silveira Zellmann, da presidente do conselho da mulher, Joelma Fernandes Bezerra, além da policial, Ludmila Daufembach.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança