• Dia das Mulheres - Artigo de Bia Vargas: Nossas lutas, nossas conquistas!

Dia das Mulheres - Artigo de Bia Vargas: Nossas lutas, nossas conquistas!

09 Mar, 2024 18:13:37 - Artigo

Brasília (DF)

Fui surpreendida com um pedido bem inusitado esta semana: gravar um vídeo para surpreender noivos e família no dia do casamento. Eu, assessora de casamentos, já me empolgo, amo esses eventos e fazer parte de um é sempre uma benção! Mas, o que realmente me intriga nisso tudo é o porquê uma mensagem minha seria tão importante no dia de pessoas que eu não conheço?

Eu atribuo tudo isso ao papel que desempenhamos nas eleições de 2022, ser voz e referência para aqueles que anseiam por um mundo mais justo e digno para todos. Eu tinha uma missão naquela chapa: falar com os grupos que não se veem neste lugar de destaque. Já é sabido a realidade brasileira e a catarinense, em especial, sobre a participação de mulheres, negros, indígenas, jovens, lgbt´s e etc.

A nossa participação na política nacional e estadual tem sido marcada por uma luta constante por representatividade e igualdade. Apesar dos avanços, as barreiras ainda são significativas. Mulheres negras enfrentam desafios como o racismo estrutural, a falta de recursos e o acesso limitado aos espaços de poder. Lembrando que em Santa Catarina, por exemplo, ocupamos apenas 3,2% das candidaturas, sendo que 14,6% da população do estado é de mulheres pardas.

No entanto, figuras inspiradoras como Benedita da Silva e Marielle Franco, assim como em SC, as vereadoras Ana Lucia Martins e Marlina Oliveira, além da nossa deputada Vanessa da Rosa, têm quebrado essas barreiras, abrindo caminho para outras mulheres negras ocuparem cargos políticos e influenciarem decisões que impactam suas comunidades. É fundamental reconhecer e apoiar a importância da presença e voz das mulheres pretas na política, promovendo assim, uma sociedade mais justa e inclusiva.

Didè!!!
Nota: Didè, em Yorubá (nigeriano), significa levantar-se!

Com carinho!


Bia Vargas
Empresária de SC

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança