• Desembargadora federal é empossada juíza substituta da Corte Eleitoral

Desembargadora federal é empossada juíza substituta da Corte Eleitoral

11 Abr, 2023 09:44:23 - Política

Florianópolis (SC)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, deu posse nesta segunda-feira (10/4/2023) à desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi. Ela assume o cargo de juíza substituta da Corte, na categoria Juiz Federal, durante o biênio 2023-2025.

A nova integrante do Pleno foi eleita pelo colegiado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para ocupar a vaga deixada pela renúncia do desembargador Hermes Siedler da Conceição Júnior. Ana Cristina retorna para a Justiça Eleitoral quase seis anos depois de assumir o cargo de juíza substituta, na categoria Jurista, entre os anos de 2015 e 2017.

A cerimônia foi realizada na Sala de Sessões do TRE-SC e a leitura do termo de posse foi feita pelo diretor-geral, Gonsalo Ribeiro. Em seguida, a magistrada prestou o compromisso de posse e falou sobre a expectativa diante do novo posto: “Comprometo-me, perante este Tribunal, a colaborar para romper o manto de invisibilidade, a cultura do silêncio e as práticas que se consubstanciem em atos de violência política contra a mulher”. 

O presidente da Casa, desembargador Leopoldo Brüggemann, se encarregou das boas-vindas. “Meus votos de uma profícua atividade nesta Corte e sei que Sua Excelência tem capacidade para tanto”, afirmou.

Também foram feitas homenagens pelo juiz Willian Medeiros de Quadros, pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, e pelo ex-presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu.

Entre os presentes estiveram ainda a ex-juíza federal da Corte, Luísa Hickel Gamba, e o desembargador aposentado do TJSC, Joel Dias Figueira Júnior, além de familiares e amigos da empossada.

Perfil

A desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi é natural de Florianópolis, se formou em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1991, e em mestre em Direito do Estado também pela UFSC, em 1995. Ainda nesse ano, foi aprovada no concurso público para professora auxiliar do curso de Direito da Universidade. Também atua como docente da disciplina Direito Eleitoral na UFSC e na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Foi membro fundadora do Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC), em 2005; conselheira da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), na gestão 2008/2010; e secretária-geral na gestão 2013/2015.

Também foi membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), em 2018; e integrante do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC).

A magistrada compõe o TRF4 desde dezembro de 2022, após ter sido nomeada pela Presidência da República para o cargo de Desembargadora Federal destinado à vaga do Quinto Constitucional daquela Casa.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE