• Desafios das mulheres na política é tema de seminário entre vereadoras e deputadas

    Promovido pela Câmara de Vereadores de Criciúma, conversa uniu parlamentares em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Desafios das mulheres na política é tema de seminário entre vereadoras e deputadas

14 Mar, 2021 18:33:53 - Política

Criciúma (SC)

A segunda noite do Seminário “Ser Mulher” foi em torno do debate dos desafios das mulheres na política. Promovido pela Câmara de Vereadores de Criciúma, por meio da Escola do Legislativo, o encontro reuniu deputadas federais, estaduais e vereadoras da região da Amrec que puderam fazer uma conversa via internet.

Presidente da Escola do Legislativo de Criciúma, a vereadora Giovana Mondardo fez a fala inicial e agradeceu a presença das parlamentares. “Foi uma conversa muito bacana que pudemos contar com experiências locais e a nível estadual e nacional para debater os desafios das mulheres na política”, destacou.

Uma das deputadas estaduais presentes, a deputada Ada de Luca destacou sua experiência com os anos de mandato na Alesc. “Sendo deputada ou não quero seguir lutando pelas mulheres e que sempre sejamos mulheres que levantem umas às outras para mostrar nossa força”, destacou.

De Brasília, a deputada Federal Carmen Zanotto reforçou na sua fala a preocupação com a pandemia do coronavírus. “Muitas vezes sou tachada de ‘chata’ pela preocupação com as pessoas, mas desde o ano passado, em nenhum dia deixamos de nos preocupar com essa situação e esperamos que logo tenhamos vacina para todos”, disse.

Experiência de primeiro mandato

O evento também reuniu vereadoras da região da Amrec. De primeiro mandato, a vereadora Carla Souza, de Içara, comentou sobre os obstáculos durante a caminhada política. “Fui a primeira mulher do meu partido a ser eleita e no meu município nenhuma mulher foi eleita presidente da Câmara. Vencemos várias barreiras e estamos longe de igualdade com homens na política”, falou.

A vereadora de Cocal do Sul, Maria Luiza Da Rolt, usou a fala para passar uma palavra de motivação. “Temos que ter posições firmes e ocupar lugares de representação da melhor forma possível. Nunca foi tão necessária a participação da mulher na política, ela precisa e deve participar da vida pública”, frisou. 

Participações

Além das parlamentares já citadas, participaram também do seminário a deputada federal Angela Amin, as deputadas estaduais Marlene Fengler e Paulinha e as vereadoras Roseli de Luca (Criciúma), Bete Bortolotto (Nova Veneza), Mirele Debiasi e Maiara Dal Ponte (Orleans).

O senador Espiridião Amin, junto da deputada Angela, também fez uma participação parabenizando pela realização do evento.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal