• Dentista voluntária oferece avaliação odontológica aos alunos da APAE Cocal

    O trabalho é realizado semanalmente pela profissional que luta agora para equipar a sala de odontologia da instituição.

Dentista voluntária oferece avaliação odontológica aos alunos da APAE Cocal

25 Out, 2023 10:39:55 - Saúde

Cocal do Sul (SC)

A importância da saúde bucal é inegável, e para os alunos da APAE, muitos dos quais enfrentam desafios de saúde adicionais, o cuidado dental regular é de extrema importância. Os problemas de saúde bucal podem causar desconforto, afetar a alimentação e, em casos graves, resultar em complicações significativas de saúde. Por isso, a APAE Cocal do Sul incentiva diariamente os cuidados com a higiene bucal dos seus mais de 170 alunos.

Mas, nos últimos meses, a escola passou a ter uma grande aliada neste trabalho: a odontopediatra, Jéssica Vargas Teixeira. De forma voluntária, a dentista se compromete com a causa, desempenhando um papel crucial nesse esforço. Doando uma vez por semana, o seu tempo e perícia para garantir que cada aluno receba uma avaliação odontológica de forma regular. Essas avaliações contribuem para a identificação precoce de quaisquer problemas de saúde bucal, permitindo o encaminhamento para o tratamento oportuno.


"Desde a época da faculdade, eu sempre tive esse chamado, esse desejo de me formar em odontopediatria e poder fazer da minha profissão algo que não tivesse relacionado a um ganho financeiro, um trabalho voluntário, sabe? Sempre. Então, quando surgiu essa oportunidade, eu pensei duas vezes. Na mesma semana, eu já vim disposta a fazer o melhor que eu posso com o que eu tenho", destaca Jéssica.

Usando técnicas da odontologia itinerante, ela passa de sala em sala realizando os atendimentos. Além disso, a dentista voluntária não se limita a avaliar a saúde bucal dos alunos. Ela também os educa sobre a importância da higiene bucal e ensina técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental. Isso não apenas ajuda a melhorar a saúde bucal deles, mas também capacita-os a cuidar da própria saúde de maneira mais eficaz ou criar tolerâncias com a aproximação dos profissionais de odonto.


"Com o passar dos meses e dos atendimentos, eu noto que eles sentem mais segurança comigo para conversar, para fazer uma queixa, dizer o que está incomodando, para conseguir ver, até para atender esse paciente no sentido de ter aquela escuta qualificada, de entender o que ele está sentindo e encaminhar para o atendimento especializado se for preciso. Só esse vínculo já acelera muito o processo de restauração de saúde, porque ele começa a compreender que é importante. Assim, de acordo com cada caso, podemos fazer o planejamento e dar uma maior atenção para aqueles que precisam de encaminhamento a nível ambulatorial, em posto de saúde ou alívio hospitalar", explica.

A saúde bucal é um direito fundamental para todos, e esta parceria está desempenhando um papel fundamental para garantir que os alunos desfrutem desse direito de forma plena e igualitária. "Essa iniciativa vem para destacar o compromisso da APAE em fornecer um ambiente educacional e de cuidados abrangente para seus alunos, indo além da educação e assistência social, garantindo também que a saúde integral dos estudantes seja cuidada de perto", frisa a Coordenadora de Saúde da APAE, Sheila Anacleto.

Doação de Materiais

A odontopediatra realiza um trabalho incrível, observando as limitações motoras e de comportamento de cada aluno atendido. Com calma, carinho e atenção, ela orienta, faz brincadeiras para que o paciente se sinta mais à vontade e pouco a pouco entenda a importância daquele cuidado.

Porém, uma limitação que pode estar prestes a ser solucionada, impede que o trabalho seja ainda mais amplo: a falta de equipamentos no consultório da APAE. "A sala, a estrutura de armários, o espaço, é perfeito. Porém, a cadeira não está funcionando e precisamos de materiais para equipar essa cadeira. Conseguindo colocar tudo em funcionamento e conseguindo mais materiais, podemos ampliar os atendimentos realizados, oferecendo ainda mais procedimentos", ressalta a dentista.

O apelo é para os profissionais da região que possuam algum equipamento em funcionamento mas em desuso, ou materiais dentro do prazo de validade que possam ser doados para a APAE. "Às vezes comprou errado, ou já não usa mais, para nós aqui da APAE, pode ter serventia. Toda doação auxiliará e muito para que este projeto cresça e ofereça ainda mais qualidade de vida para os alunos atendidos", afirma.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul, realizou a doação de alguns materiais odontológicos. Kits de escovação, máscara, algodão rolete, luvas, flúor e outros itens para atendimento foram entregues para a instituição. "Ficamos imensamente gratos pela doação desses materiais que são essenciais para garantir o atendimento semanal dos nossos alunos. Obrigada à Secretaria de Saúde e ao Governo Municipal pelo ato solidário", destaca a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

Para dúvidas ou doações, o telefone da APAE Cocal do Sul é o (48) 3447-6059. 

Benefícios da Avaliação Odontológica Semanal:

  1. Prevenção: A avaliação regular permite a detecção precoce de problemas dentários, prevenindo o agravamento de questões de saúde bucal.
  2. Educação: A dentista voluntária também educa os alunos sobre a importância da higiene bucal e técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.
  3. Melhoria na Qualidade de Vida: Ao garantir que os alunos tenham acesso a cuidados odontológicos, a APAE contribui para melhorar a qualidade de vida dos estudantes.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança