• Defesa Civil alerta para temporais e risco de alagamentos em SC

Defesa Civil alerta para temporais e risco de alagamentos em SC

11 Mar, 2025 21:36:13 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Santa Catarina está sob alerta de chuva intensa e volumosa a partir da noite desta terça-feira, 11, e nesta quarta-feira, 12. De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, um sistema de baixa pressão combinado com a circulação marítima no Litoral deve provocar chuva intensa, principalmente entre Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí.

Durante a tarde desta terça-feira, 11, as instabilidades provocam temporais isolados no Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Nestas regiões, o risco é moderado para alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos.

“É previsão, mas serve para ficarmos todos preparados. Já avisamos os municípios que podem ser mais atingidos, já coloquei todo mundo de prontidão na Proteção e Defesa Civil e em todo Governo. Precisando, vamos responder rápido”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

A situação evolui no período da noite, quando a chuva ganha força e passa a ser persistente. O avanço das instabilidades em direção ao litoral faz com que a Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí fiquem com risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.

Os volumes de chuva previstos variam entre 100 mm e 150 mm, podendo atingir até 200 mm em alguns pontos.

Proteção e Defesa Civil reforça orientações de segurança

Diante da previsão de chuva intensa e persistente, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu recomendações para a população, visando evitar acidentes e minimizar danos:

* Durante os temporais, busque um local abrigado e evite áreas abertas, como campos de futebol, praias e estacionamentos descobertos.

* Jamais tente atravessar ruas alagadas ou pontes submersas, pois a força da água pode arrastar veículos e pedestres.

* Redobre os cuidados em áreas de encosta, observando sinais como rachaduras em muros e paredes ou inclinação de árvores e postes, que podem indicar risco de deslizamento.

Acompanhe os avisos da Defesa Civil e, em caso de emergência, entre em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).


A Secretaria da Proteção e Defesa Civil segue monitorando e reforça a importância da população seguir as recomendações de segurança para evitar transtornos e garantir a integridade de todos.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança