CyberSatc reúne especialistas para discutir tendências em cibersegurança
Criciúma (SC)
A Satc vai realizar, de 24 a 26 de setembro, a primeira edição do CyberSatc. O evento vai reunir especialistas, palestrantes e entusiastas da área de cibersegurança durante três dias no AM Master Hall. O acesso é gratuito e o intuito é que os participantes tenham a oportunidade de debater sobre as mais recentes tendências, desafios e soluções no campo da segurança digital.
O evento contará com palestras diárias ministradas por profissionais de destaque no cenário nacional. No primeiro dia, Daniel Dalalana e Marcelo Malagutti abrem o ciclo de debates. No segundo dia, Mateus Buogo conduz um bate-papo sobre segurança ofensiva. Já no encerramento, a convidada especial é Meirylene Avelino, que integra o time de segurança da Globo.
Segundo o coordenador adjunto de Cibersegurança da Satc, Vagner Rodrigues, o CyberSatc faz parte de um projeto mais amplo da instituição voltado à cibersegurança, com ações para aumentar a conscientização sobre o tema. "O objetivo do evento é conscientizar a comunidade acadêmica e regional, mostrando que estamos discutindo e atuando nesta área", afirmou.
Uma das novidades que será divulgada durante o evento é que a Satc está se preparando para ser o primeiro CSIRT educacional do estado de Santa Catarina. O ‘Computer Security Incident Response Team’, ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, é uma organização responsável por receber, analisar e responder a notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança em sistemas computacionais.
O CSIRT da Satc está sendo homologado pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). "Seremos a primeira instituição de Santa Catarina a ter um CSIRT. Isso coloca a Satc na vanguarda da segurança digital no estado", destacou o coordenador. O evento também contará com a participação de representantes do CAIS, que acompanharão as atividades durante os três dias.
Além de proteger a própria instituição, o objetivo da Satc é, futuramente, oferecer esse serviço a empresas da região que não possuem recursos para manter seus próprios centros de resposta a incidentes.
Programação do CyberSatc
24 de setembro
- (In)Segurança da Informação: um movimento, muitas possibilidades - por Daniel Dalalana, CEO na WSS Security; PHD in Computer Science
– Cibersegurança: oportunidade e desafios – por Marcelo Malagutti, Assessor Especial do GSI para Cibersegurança e secretário-executivo do CNCiber (Comitê Nacional de Cibersegurança).
25 de setembro
– Segurança ofensiva, afinal o que é isso? - por Mateus Buogo, diretor de operações na Desec Security.
26 de setembro
– O golpe está aí, só cai quem não sabe que é golpe - por Meirylene Avelino, analista de Segurança da Informação Sênior da Globo.
Programa Jovem Aprendiz da Satc Turvo oportuniza vagas para estudantes da região
Com qualificação profissional fica mais fácil entrar no mercado de trabalho, ainda mais quando essa conquista resulta no primeiro emprego. Para auxiliar adolescentes e jovens a darem um importante passo em suas carreiras, a Satc de Turvo está oportunizando vagas para estudantes da região, a partir do Programa Jovem Aprendiz. Por meio da plataforma on-line da instituição, os candidatos de 14 a 24 anos tem a disponibilidade de se inscreverem para oportunidades de emprego, iniciarem uma formação profissionalizante, além de terem contato direto com as empresas.
Na unidade da Satc em Turvo os jovens das cidades vizinhas têm a oportunidade de realizarem o curso de Assistente Administrativo. “Dentro da plataforma todas as partes interessadas podem se cadastrar. A empresa, que busca os candidatos e oferece a vaga. De outro lado, os candidatos se inscrevem para setores que possuem mais afinidade. O mercado filtra e as possibilidades são cada vez maiores, mas tem que estar preparado. Temos muitos exemplos de jovens que passaram pelo programa e hoje estão em cargos muito bons nas suas empresas, mas é preciso começar”, destaca o gerente da Educação Corporativa da Satc, Daniel Fritzen.
A iniciativa concilia aulas teóricas com a experiência prática dentro das organizações contratantes. “Após a admissão, o jovem passa quatro dias da semana na empresa fazendo a parte prática e uma vez por semana vai para a Satc ter aula e fazer a parte teórica conosco. Os encontros acontecem nas segundas-feiras no período da tarde”, explica o analista de negócios da Satc, Eduardo Just.
O programa possui alta taxa de empregabilidade para os jovens que concluem os estudos nos 17 meses. “O período em que o estudante é aprendiz já é uma possibilidade que a empresa consegue avaliar e posteriormente efetivar esse novo profissional, que acaba se tornando um colaborador. Temos vários cases de aprendizes com efetivação e muitos que hoje estão em uma posição de destaque dentro da empresa”, pontua Just.
Cadastro Jovem Aprendiz
Ao ingressar no programa, os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolverem habilidades para entrar no mundo corporativo. Os candidatos e empresas interessadas podem realizar o seu cadastro no site https://jovemaprendiz.satc.
ASSESSORIA DE IMPRENSA