• Cultura Acic reúne obras de tapeçaria e música em Criciúma (SC)

    A exposição Eu & Você & Elas/Eles será aberta nesta quinta-feira (29/6), com apresentação de violino e viola do Duo Cerqueira-Alexandre.

Cultura Acic reúne obras de tapeçaria e música em Criciúma (SC)

27 Jun, 2023 14:49:43 - Variedades

Criciúma (SC)

O Cultura Acic voltará a reunir diferentes manifestações artísticas, desta vez, obras de tapeçaria e música. Nesta quinta-feira (29/6/2023), às 19h30min, será aberta a exposição Eu & Você & Elas/Eles, do coletivo As Catarinas, com apresentação de violino e viola do Duo Cerqueira-Alexandre. O encontro ocorrerá na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), com acesso gratuito à comunidade.


Na exposição, o Eu representa as Catarinas. Tendo como tema o “Retrato”, cada integrante do coletivo escolheu imagens de rostos, transformou em cartões e neles definiu as técnicas de tapeçaria utilizadas. Esse fazer no tear reúne o conhecimento técnico, escolha de materiais para confecção da trama e histórias pessoais.

Você refere-se ao espectador, que interage visualmente com os rostos e cria novas conexões. Elas e Eles são os retratados, rostos familiares, autorretratos ou ainda rostos resgatados da multidão, que contam histórias de diferentes culturas e seu entorno. 


O coletivo As Catarinas é composto pelas artistas Andréia Peixoto, Eliamar Almeida, Eliane Savarese, Elke Hulse, Ivone Eccel Mizubuti, Elizabeth Sinzato, Luciane Sell da Silva, Marcia Domingues, Marcia Miotti, Marisa Vidal, Marize Didone, Patrícia Simões Pires, Renato Massaro, Silvia S. Ceccato, Sonia Zaccaron, Susana Pedro, Tânia Alves, Tiyoko Tomikawa e Yramaia Da Poian.

O grupo surgiu em 2006, formado por alunas e ex-alunas dos cursos de tapeçaria ministrados por Elke Hulse, mestre em Teoria da História da Arte, com participação em exposições na França, Espanha, Itália, China, Estados Unidos, Escócia, Letônia e no Brasil. “O objetivo foi, e continua sendo, ampliar o domínio técnico desenvolvido nos cursos, aprimorando o resultado das tapeçarias”, comenta Elke.


O coletivo já participou de oito bienais de mini têxteis nos Estados Unidos, organizado pela American Tapestry Alliance; expôs no Museu de Artes de Blumenau, no Instituto Internacional Juarez Machado (Joinville), no Espaço Cultural Unesc, na Galeria Pedro Paulo Vecchietti (Florianópolis), no Museu de Hábitos e Costumes (Blumenau), no Museu da Escola Santa Catarina (Florianópolis) e no Paradigma Cine Arte (Florianópolis).

Fragmento Erudito

Já o Fragmento Erudito é um recital duo, de música de câmara, que reúne obras dos grandes compositores dos períodos Barroco e Clássico: Johann Sebastian Bach, George Philipp Telemann, Carl Stamitz, Ignaz Pleyel e Wolfgang Amadeus Mozart. Traz peças que combinam o som brilhante e sagaz do violino com o som doce, suave e melancólico da viola.

O duo é formado por Josenir Alves Cerqueira Júnior, músico que teve o primeiro contato com o violino aos quatro anos de idade, por influência do pai. Integrou o Opus Quarteto e a Camerata Criciúma. Participou de diversos festivais de música no Brasil e no exterior.

Em 2022, iniciou o mestrado em música performance na West Texas A & M University, nos Estados Unidos, e já no primeiro ano teve importantes feitos, como a conquista do primeiro lugar no concurso American Protégé Competition of Romantic Music, na categoria Chamber Music, tendo como prêmio performar no Carnegie Hall, em Nova York.

Ao seu lado, está Jaison Alexandre de Oliveira, violista, professor e produtor, bacharelando do curso de música da Udesc. Ele teve o primeiro contato com a música na Orquestra de Cordas do Bairro da Juventude e posteriormente ingressou na Camerata Criciúma e no Opus Quarteto. Participou de diversos festivais, oficinas e encontros de música no Brasil. Em 2019 participou da quarta edição do Fiato ao Brasile, festival de música que ocorreu em Faenza, na Itália.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança