Correios divulga o 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas

28 Fev, 2018 14:56:13 - Economia

Florianópolis (SC)

Os Correios promovem nesta segunda-feira (5 de março), em Florianópolis, evento de divulgação do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas. O evento será realizado na Escola América Dutra Machado, localizada no bairro Monte Cristo. Além de conhecerem mais detalhes sobre o concurso, estudantes do Ensino Fundamental vão participar de atividades e assistir a uma palestra do jovem João Paulo Guerra Barrera, de sete anos, autor de dois livros e criador de um jogo sobre o espaço, tendo se tornado o escritor bilíngue mais jovem a participar da Bienal do Livro em São Paulo. João Paulo é, também, vencedor na categoria mérito literário do concurso sobre colonização espacial promovido pela Nasa - Ames Space Settlement Contest, com a participação de mais de seis mil estudantes de todos os continentes. 

O ciclo de palestras para divulgar o concurso de redação de cartas, de forma a incentivar a participação dos estudantes, foi iniciado na semana passada, em solenidade em São Paulo, e passará por escolas públicas das cinco regiões do País – além de São Paulo e Florianópolis, Manaus, São Luís e Brasília também sediarão o ciclo. Na capital catarinense, a escola escolhida para sediar o evento foi selecionada por atender aos critérios de estudantes em situação de vulnerabilidade social.  Além disso, a Escola América Dutra Machado é parceira da empresa na campanha Papai Noel dos Correios - uma das principais ações de responsabilidade social da ECT, com objetivo de responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes.

Concurso de Redação de Cartas - O 47°Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios, é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal e tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos. O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”.

As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras. O estudante interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações, até o dia 16 de março. Podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino com até 15 anos (completos até maio de 2018).

Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5.000,00, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10.000,00.

O Brasil já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro. Em 2017, o concurso teve a participação de 2.225 estudantes, de 1.240 escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A vencedora da etapa nacional foi Sabrina Brito Lira, 14 anos, de Campina Grande, na Paraíba.

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios.  

Evento de divulgação do 47°Concurso Internacional de Redação de Cartas

Local: Escola América Dutra Machado – Rua Joaquim Nabuco, 2875, Monte Cristo, Florianópolis.
Dia: 5 de março de 2018. Horário: 13h45.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança