• Corpo de Bombeiros alerta para o risco de acidentes domésticos

Corpo de Bombeiros alerta para o risco de acidentes domésticos

20 Jun, 2017 16:03:21 - Segurança

Florianópolis (SC)

Com a chegada do inverno nesta quarta-feira, 20, fogões a lenha, aquecedores e lareiras são algumas das opções para enfrentar as baixas temperaturas em Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar alerta que o uso desses equipamentos exige cuidados para evitar acidentes e incêndios em residências.

De acordo com o major Walter Parizotto, existe uma incidência alta de incêndios, principalmente nas comunidades do interior do estado, onde é mais comum o uso de fogão a lenha em casas com assoalho de madeira. “Essa combinação exige mais cuidado. É preciso ter abaixo do fogão uma proteção metálica que possa amparar possíveis quedas de brasas”, explica.

O contato das brasas com materiais de fácil combustão também é uma preocupação para quem tem lareira em casa. “É preciso tomar cuidado na área próxima e ter um anteparo de metal que proteja este local”, alerta Parizotto. Também não é aconselhável deixar tapetes e almofadas muito próximos da lareira. O ideal é sempre apagar completamente as chamas antes de se retirar do ambiente.

No caso dos aquecedores, tanto elétricos quanto a gás, as principais recomendações são de não deixar o aparelho próximo de toalhas e cobertores, seguir as orientações do manual do fabricante e nunca manter o aquecedor ligado ao sair de casa.

O major Walter Parizotto lembra ainda que os pais precisam ter cuidados redobrados com animais e com crianças dentro de casa. “Crianças sozinhas costumam sofrer acidentes com fogo, então é importante que elas estejam sempre acompanhadas e longe de fogões, lareiras e aquecedores”, destaca.

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE