• Coordenadores de núcleos empresariais de nove cidades reúnem-se na Acic

    Promovido por Facisc e Sebrae, encontro contou com formação sobre liderança, diálogos e detalhamento de editais de fomento aos núcleos.

Coordenadores de núcleos empresariais de nove cidades reúnem-se na Acic

27 Mar, 2023 17:04:10 - Geral

Criciúma (SC)

Um panorama do Programa Empreender para 2023, formação sobre liderança voluntária, detalhamento de editais de fomento aos núcleos, diálogos sobre engajamento, apresentação de case sobre a expansão do número de nucleados, muita informação e networking. Esses foram elementos que compuseram o Workshop para Coordenadores de Núcleos Empresariais, das regionais Sul e Extremo Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc.

O encontro, realizado na última semana, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), reuniu coordenadores e vice-coordenadores de núcleos e consultores locais de nove municípios, além do consultor regional, Timóteo Paes de Farias, representantes da Facisc e do Sebrae.

O evento faz parte do calendário de capacitações desse corpo de líderes e essa foi a quarta edição do ano, depois de passar por São Miguel do Oeste, Xanxerê e Treze Tílias. Será realizado ainda em outras cinco cidades, alcançando em torno de 600 pessoas.

“A rodada de workshops tem sido muito positiva. Estamos no terceiro ano de realização e percebemos um aumento de maturidade por causa da constância das ações que o Programa Empreender vem desenvolvendo no Estado. Isso vem fazendo com que o público fique mais qualificado, mais aderente, mais interessado”, avalia coordenadora do Programa Empreender na Facisc, Mariane Bergmann Canadas.

“Estamos começando a criar uma cultura mais forte de estruturação de projetos, de captação de recursos, de capacitação dos coordenadores, de desenvolvimento de habilidades de liderança. Os líderes estão entendendo melhor o papel deles no sistema associativista. Isso é muito valioso para as entidades que têm o Programa Empreender”, acrescenta Mariane.

Participação

“Estamos muito felizes com o público do workshop em Criciúma, praticamente o dobro do ano passado. O Programa Empreender é uma escola de formação de novos líderes. Dessa forma, o workshop proporcionou aos coordenadores de núcleos também uma capacitação sobre liderança voluntária”, ressalta o consultor do Sebrae e supervisor estadual do Empreender, Nilmar Paul.

“Temos mais de 600 núcleos em Santa Catarina, com mais de 9 mil empresas no guarda-chuva. É o maior movimento brasileiro de forma coletiva e voluntária, inspirando outros estados a copiar esse modelo”, completa.

Fomento

O consultor do Sebrae ressalta que um dos objetivos principais do evento foi abordar os editais de fomento aos núcleos. “O Sebrae, em parceria com a Facisc e com a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), dispõe de recursos para aportar em capacitação das empresas nucleadas, mediante a apresentação de projetos. É possível realizar missões internacionais, com subsídio de até 50%”, exemplifica.

O projeto pode envolver um ou mais núcleos. A capacitação técnica sobre os editais já foi realizada para os consultores locais em toda Santa Catarina, para o apoio aos nucleados.

“O responsável pela gestão do projeto é o consultor local. O coordenador de núcleo precisa sempre ter como braço-direito o consultor local”, reforça Mariane. Em Criciúma, o consultor local é João José Camargo, coordenador de Núcleos da Acic.

Da mesma forma, os consultores locais contam com o apoio dos consultores regionais. “A Federação e o Sebrae buscam apoiar o Programa Empreender nas associações que têm interesse em desenvolver o trabalho dos núcleos. Para isso, existe o papel do consultor, que ajuda na implementação da metodologia de trabalho, no monitoramento das atividades e muitas vezes também nos problemas que surgem”, relata o consultor regional Sul e Extremo Sul do Programa Empreender, Timóteo Paes de Farias.

Nas duas regionais, são mais de 50 núcleos ativos e em torno de 900 empresas ligadas a esse trabalho.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal