• Conselheiros são reconduzidos à Presidência e à Vice-Presidência do TCE/SC

Conselheiros são reconduzidos à Presidência e à Vice-Presidência do TCE/SC

17 Dez, 2020 11:22:28 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina reelegeu, nesta quarta-feira (16/12), os conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e Herneus De Nadal para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, da Instituição para o biênio 2021-2023. Na mesma sessão extraordinária telepresencial, o conselheiro José Nei Alberton Ascari foi eleito corregedor-geral. Todos foram escolhidos por unanimidade. A posse dos dirigentes ocorrerá em fevereiro de 2021, em sessão especial telepresencial, em data e horário ainda a serem anunciados.

Durante a sessão extraordinária — transmitida, ao vivo, pelo Canal Oficial do Tribunal de Contas no Youtube (https://www.youtube.com/user/TribContasSC) —, os conselheiros Luiz Roberto Herbst e César Filomeno Fontes foram eleitos para integrar a Comissão de Ética, que será presidida pelo corregedor-geral. Criada pela Resolução N. TC-0101/2014, a Comissão tem entre os seus objetivos, o de tornar transparentes as regras éticas de conduta dos membros do Tribunal de Contas, para que a sociedade possa aferir sua integridade e a lisura do processo das contas públicas. “Meus cumprimentos e apoio para desempenharem, com autonomia, essa função importante”, comentou o presidente.

Logo após a eleição, o conselheiro Adircélio agradeceu o voto de confiança de todos os integrantes do Corpo Deliberativo para a continuidade do trabalho iniciado em fevereiro de 2019, que buscou “dar respostas cada vez mais céleres à sociedade”. Também agradeceu o apoio recebido durante a sua primeira gestão dos conselheiros, conselheiros-substitutos, procuradores de Contas, da Assessoria da Presidência, dos diretores, servidores e colaboradores, fazendo com que o TCE/SC “fosse cada vez mais respeitado e reconhecido, não só pelos poderes e órgãos públicos, inclusive por entidades nacionais, mas, pelos cidadãos catarinenses”. A atuação durante o período da pandemia do novo coronavírus mereceu destaque, em função da necessidade de adaptação.

Na oportunidade, o presidente enalteceu o trabalho desempenhado pelo atual corregedor-geral, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, que não pôde ser reconduzido ao cargo ocupado durante os últimos quatro anos, já que nova reeleição não é permitida. As manifestações dos conselheiros César Filomeno Fontes, José Nei Ascari e Herneus De Nadal foram na mesma direção. “Vossa Excelência cumpriu o período de corregedor com muita honradez, muito trabalho e muita dedicação”, enfatizou Fontes. “Suceder o conselheiro Wan-Dall não será tarefa fácil”, afirmou Ascari ao prometer dedicação no exercício das suas atribuições.

O presidente informou que durante a solenidade de posse, em fevereiro, fará um balanço da gestão, ocasião em que citará as principais ações já implementadas e as que estão em curso. Além disso, abordará as prioridades para os próximos dois anos, que, segundo ele, serão definidas com os demais integrantes da direção e do Pleno. “Sozinho não é possível realizar nada”, afirmou ao reiterar a importância do apoio e da participação de todos. "Vou buscar dar continuidade a todos os projetos em andamento e a novos que representem avanço para a nossa instituição”, finalizou.

A eleição dos integrantes do corpo diretivo para o biênio 2021-2023 e da Comissão de Ética para o mesmo período foi convocada pelo presidente, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, por meio de edital de convocação publicado na edição de 8 de dezembro do Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC (DOTC-e).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE