• Conselheiras tutelares do Município de Içara passam por capacitação

    A iniciativa foi proposta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Conselheiras tutelares do Município de Içara passam por capacitação

18 Jul, 2022 15:33:02 - Geral

Içara (SC)

Cinco conselheiras tutelares de Içara passaram por capacitação nos dias 7 e 8 deste mês nas dependências da escola Ângelo Zanellato. A iniciativa da formação foi viabilizada através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conduzida pelo especialista em movimentos sociais, organizações populares e democracia participativa, Luiz Gonzaga Azzi. O encontro teve o objetivo de capacitar as integrantes possibilitando o aperfeiçoamento das habilidades necessárias para a utilização da ferramenta do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA CT), além da praticidade no atendimento.

“Foram dois dias intercalando questões teóricas, atividades de treinamento prático de uso das ferramentas do SIPIA, por meio de situações simuladas. Faz-se necessário uma constante atualização dos conhecimentos a fim de aprimorar o entendimento da função da conselheira, na identificação dos direitos violados, as medidas a serem aplicadas, bem como dos encaminhamentos a serem feitos pelo colegiado do Conselho Tutelar para a rede de atendimento, via sistema”, lembrou a secretária executiva dos Conselhos da Assistência Social, Ana Satie Takayama.


O encontro contou também com a participação do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lucas Pretto da Silva. “Constatou-se, ao longo da capacitação, algumas fragilidades no Sistema de Garantia dos Direitos (SGD), havendo a necessidade de uma maior interlocução entre os componentes desta rede para a efetiva garantia de direitos das crianças e adolescentes em nosso município, tarefa que caberá a partir de agora, de maneira ostensiva ao CMDCA e à secretaria executiva articular”, completou a secretária.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal