• Confira as orientações do TRE para a votação na eleição em Brusque (SC)

Confira as orientações do TRE para a votação na eleição em Brusque (SC)

01 Set, 2023 09:43:15 - Política

Brusque (SC)

Neste domingo (3/9/2023), eleitores de Brusque (SC) retornam às urnas para escolher o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. A votação acontecerá das 8h às 17h, com a apuração do resultado logo na sequência.

A eleição em Brusque acontece após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandatos de José Ari Vequi e Gilmar Doerner por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral em 2020.

Veja aqui as candidaturas e partidos concorrentes aos cargos, que terão validade até o fim de 2024.

A Justiça Eleitoral catarinense preparou 320 urnas eletrônicas para o dia da votação, entre aquelas de seção, contingência e treinamento. Além disso, 804 mesários e 168 auxiliares de mesa foram capacitados na recepção dos eleitores e coordenação dos trabalhos.

Quem pode votar

Ao todo, 95.403 eleitores estão aptos a participar. São aqueles cidadãos que estavam regulares com a Justiça Eleitoral até 5 de abril deste ano, quando o cadastro municipal encerrou para a preparação do novo pleito.

O eleitor pode conferir sua situação eleitoral através do aplicativo e-Título, disponível para iOS e Android, ou no site do TSE, neste link.

Onde votar e o que levar

A eleição em Brusque contará com 268 seções eleitorais em 49 locais de votação. Para o pleito deste domingo, três locais de votação em Brusque sofreram alterações em relação às últimas eleições municipais. A consulta ao local de voto deve ser feita com antecedência por meio do e-Título ou nesta página.

No dia da eleição, quem fez o cadastramento biométrico e possui o e-Título baixado no smartphone poderá apresentar o aplicativo como comprovante de identidade. Os demais eleitores devem levar um documento de identificação com foto.

Serão aceitos carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

Em caso de dúvidas, o Disque-Eleitor (0800 647 3888) poderá ser utilizado para esclarecimento gerais. Haverá plantão de atendimento no sábado (2), das 9h às 19h, e no domingo (3), das 7h às 20h.

Quem é obrigado a votar

O voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 69 anos de idade. A participação é facultativa para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos que já fizeram seu cadastro e para quem tem 70 anos ou mais.

Eleitores de Brusque que não estiverem no município poderão justificar sua ausência no próprio dia da votação por meio do e-Título, utilizando a função de geolocalização do aplicativo.

A justificativa também poderá ser feita através do Sistema Justifica, no prazo de até 60 dias após a eleição.

Como funciona a preferência na fila

Possuem preferência na ordem de votação pessoas com mais de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, indivíduos enfermos, obesos, gestantes, lactantes e com crianças de colo.

Também têm prioridade os candidatos ao pleito, promotores eleitorais, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço.

Idosos com mais de 80 anos terão preferência sobre os demais casos independentemente do momento de chegada à seção eleitoral.

O que pode e o que não pode

No dia da eleição, o eleitor pode se manifestar de maneira individual e silenciosa por meio de bandeira, broche, adesivo e camiseta.

Não é permitido aglomerações de pessoas com vestimentas padronizadas, manifestações coletivas ou ruidosas, abordagens e aliciamento de eleitores com métodos de persuasão ou convencimento, distribuição de camisetas, uso de alto-falantes e amplificadores de som, promoção de comício e carreatas, propaganda boca de urna e divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou candidatos.

Na cabine de votação, é vedado o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. Antes de votar, o eleitor deve deixar o aparelho com o mesário.

Como acompanhar a apuração

O processo de totalização dos votos e o resultado final do pleito poderão ser acompanhados por meio do aplicativo Resultados, disponível para iOS e Android. Também é possível acompanhar pelo site do TSE, nesta página.

A eleição em Brusque contará ainda com o aplicativo QRTot, solução desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e que permite a qualquer pessoa utilizar a câmera do seu smartphone para ler o Boletim de Urna (BU) — documento emitido com o resultado de cada seção eleitoral assim que a votação encerra.

Na eleição de Brusque, os próprios mesários foram instruídos sobre o uso da ferramenta e vão escanear os boletins logo após a votação. Dessa forma, será possível acompanhar os dados compilados de todos os BUs em uma apuração independente.

A ação tem o objetivo de adicionar mais uma camada de transparência ao processo, permitindo que qualquer eleitor compare os dados dos boletins com o resultado da totalização oficial das urnas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE