• Concorso Hedi Damian premia trabalhos de 2022 em Urussanga (SC)

    Em forma de dissertação e poesias, 85 alunos da rede municipal registraram histórias dos nonos e nonas.

Concorso Hedi Damian premia trabalhos de 2022 em Urussanga (SC)

24 Mai, 2023 10:23:58 - Geral

Urussanga (SC)

Um total de 85 estudantes da rede municipal de educação participaram do II Concorso Hedi Damian, realizado em Longarone, na Itália. Destes, 31 serão premiados nesta sexta-feira (26), às 17h, em evento realizado na Praça D'Itália, no Parque Municipal, pelos trabalhos enviados ao concurso, que trouxe como tema “Histórias de vida dos nonos e nonas”. Contada em forma de dissertação ou poesia, a atividade é uma maneira de levar adiante a história e a cultura italiana, além de sua origem.

O concurso faz parte do Projeto Intercâmbio Cultural, de autoria e coordenação da professora urussanguense, Liz Regina Zapelini De Bona. A ação nasceu em Longarone, na Itália, no ano de 2010, e inicialmente levava o nome de Concurso Angelo Fain Binda. Foi em 2019, que mudou de nome, passando a homenagear Hedi Damian.

"Os alunos fazem entrevistas com os nonos e as nonas, referente a vida deles, e em forma de dissertação e poesias, enviamos os trabalhos a Longarone. São lindas histórias de vida, marcadas por esperança, algumas alegrias e tristezas. É um trabalho muito lindo que os alunos fazem junto às suas famílias. Através das mãos destas crianças e jovens, vamos mantendo os laços de amizade com Longarone, resgatando e preservando a cultura italiana em nosso município", destaca Liz.


Alunos de cinco escolas participam do projeto que já foi premiado nacionalmente e internacionalmente: Centro Educacional Profissional Lydio De Brida; Escola Municipal Vereador Rosalino Damiani; Escola Municipal Vereador Rosalino De Nez; Escola Municipal Professor Ernesto César Mariot e Escola Municipal Alda Brognoli Marcon.

O trabalho conta com a colaboração das professoras de língua italiana do município, que trabalham com os estudantes de 4º e 5º ano, enquanto Liz orienta os alunos do 6º ao 9º ano. "São lindas histórias carregadas de detalhes, junto com os trabalhos enviados, recebemos fotografias, certidões antigas e detalhes importantes da nossa história", ressalta a professora.

A premiação desta sexta-feira é referente ao concurso realizado em 2022, e faz parte da programação oficial do XVII Ritorno alle Origini, que acontece de 26 a 28 de maio, em Urussanga. O evento celebra a cultura italiana e marca ainda os 145 anos da imigração italiana no município. No ano passado, a premiação dos alunos precisou ser adiada devido às fortes chuvas que atingiram o estado na data marcada.

Terceria edição

A terceira edição do Concorso Hedi Damian, está sendo realizada. Neste ano de 2023, 79 estudantes participaram e os trabalhos já estão sendo avaliados em Longarone. O resultado com os novos premiados será divulgado na próxima segunda-feira, dia 29, na Itália. Posteriormente uma nova cerimônia para premiação destes, deve ser realizada em Urussanga.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança