• Comunidades têm acesso facilitado à arte

Comunidades têm acesso facilitado à arte

20 Set, 2018 16:39:19 - Geral

Içara (SC) 

II Festival Nacional de Teatro Revirado leva cultura e diversão para os bairros

Um dos propósitos do II Festival Nacional de Teatro Revirado é levar arte também para as comunidades do município de Içara, facilitando o acesso aos espetáculos. Os bairros Vila Nova, Aurora, Presidente Vargas e Boa Vista estão recebendo as apresentações de grupos de teatro de todo o país.

Hoje (20/09) as apresentações passaram pelos bairros Presidente Vargas (PV) e Aurora. Centenas de pessoas puderam prestigiar as apresentações de forma gratuita. Na Associação de Moradores do PV foi apresentada a peça “O Vendedor de Palavras”, do Teatro Motototi, de Porto Alegre. No bairro Aurora, foi a vez do espetáculo “La Conquista” da companhia de teatro Dalecirco, de Florianópolis.

Apresentações também encantaram professores, alunos e comunidade. Crianças que, em grande número, prestaram atenção nos espetáculos e que estavam com uma grande expectativa. “Eles estavam eufóricos desde ontem para acompanhar as apresentações e essa presença do teatro na nossa comunidade ajudou para que eles pudessem ter acesso à essas obras”, comentou a professora do ensino fundamental I da EEB Quintino Folharini, Janaina Batista.

Risadas, olhos atentos e muita concentração foram alguns dos elementos que prenderam a atenção de todos os presentes. Na avaliação da espectadora Michele Manenti, a atitude de proporcionar arte nos bairros colabora com o interesse dos alunos. “O teatro é algo mágico que infelizmente poucas pessoas têm acesso. Quando temos essa oportunidade, nosso dever como cidadãos é participar e valorizar os artistas”, comentou.

Siderópolis e Forquilhinha também receberam apresentações

Além de Içara, Siderópolis e Forquilhinha também receberam espetáculos nesta quinta-feira. Em Siderópolis recebeu “El Grand Scaramouche”, da Cia Khaos Cênica do Rio Grande do Sul. Na parte da tarde foi a vez dos cariocas do “No Pocket - Um espetáculo para todos os bolsos” – Do grupo Coletivo NOPOK; no período da noite eles ainda fizeram mais uma apresentação, desta vez na Rua Coberta em Forquilhinha. No fim da tarde, Siderópolis ainda recebeu o espetáculo musical “A letra e a voz”, do poetas e compositores Paulo Nunes e Victor Mendes, de São Paulo.

População presente no bairro Vila Nova

Dando sequência a programação que iniciou na terça-feira, a noite de quarta-feira, dia 19, foi de teatro no bairro Vila Nova. Na praça do Ceu, centenas de pessoas da comunidade se reuniram para uma noite de muita alegria com o espetáculo “No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos” do Rio de Janeiro.

Confira a programação:

21/09 – Sexta-feira

9h - no Centro - Praça São Donato, em Içara. Espetáculo: “MIRA –Extraordinárias diferenças, sutis Igualdades” – De Pernas Pro Ar – RS

9h – no Centro – Rua Coberta, em Forquilhinha. Espetáculo: “La Conquista”, Cia Dalecirco - SC

14h - no Centro - Praça São Donato, em Içara. Espetáculo: “O Flautista de Hamelin” – Trip Teatro – SC

14h - no Centro - Rua Coberta, em Forquilhinha. Espetáculo: “MIRA –Extraordinárias diferenças, sutis Igualdades” – De Pernas Pro Ar – RS

14 - no Pavilhão Denei Prezalino Ramos, em Maracajá. Espetáculo: “A letra e a voz” - Show Música e Poesia de Paulo Nunes e Victor Mendes - SP

19h30 – Salão Paroquial, Bairro Boa Vista, em Içara. Espetáculo: “O Flautista de Hamelin” – Trip Teatro – SC

20h – Auditório São Donato na Praça Matriz, em Içara. Roda de Conversa: Movimentos Revirados


22/09 – Sábado

9h - Cortejo de encerramento, ruas do centro de Içara.

11h - no Centro - Praça São Donato, em Içara. Apresentação com o Coletivo SOU, de Içara e Show Nacional Xique Chico com MC Rapadura – Ceará.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal