Comunidades celebram em sintonia com o Centenário de Fátima
Içara (SC)
Católicos do mundo inteiro voltam seus olhos para Fátima. Enquanto o Papa Francisco segue como peregrino ao local onde, em 13 de maio de 1917, a Mãe de Jesus apareceu, pela primeira vez, a três pastorinhos em Portugal, comunidades da Diocese de Criciúma celebram-na como padroeira e recordam os 100 anos de suas aparições.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, fundada há 40 anos no bairro Cidade Mineira, em Criciúma, é uma das 24 comunidades da Diocese dedicadas a esta devoção mariana. Neste sábado, 13, às 18 horas, a Paróquia promoverá uma grande procissão luminosa, com a imagem da Padroeira, seguindo a tradição do Santuário de Portugal, com saída da igreja de Santa Luzia até a igreja matriz, onde haverá missa.
-26.jpg)
Comunidade de Içara receberá relíquias dos pastorinhos
Em Içara, acomunidade do bairro Nossa Senhora de Fátima já vem se preparando desde o mês de fevereiro, com a novena celebrada no dia 13 de cada mês e que só culminará em outubro. “A cada mês, celebramos com temáticas diferentes: as três aparições do anjo que ocorreram em 1916 e as sete aparições da Virgem que aconteceram em 1917”, explica o coordenador do Conselho de Pastoral da Comunidade, Fagner Wilman.
Neste ano, a comunidade içarense receberá as relíquias de terceiro grau daqueles que serão proclamados santos pela Igreja: os beatos Francisco e Jacinta Marto. Os irmãos presenciaram as aparições de Nossa Senhora e do Anjo junto a outra pastorinha, que mais tarde tornou-se religiosa: Irmã Lúcia dos Santos, portadora do Segredo de Fátima e falecida em 2005.
Neste sábado, o Papa Francisco canonizará os dois pastorinhos, que faleceram ainda crianças. A cerimônia será transmitida pela Rádio Vaticano, às 05h50min (horário de Brasília). “É um momento especial para fazer esta canonização lembrando os 100 anos e quantos benefícios trouxeram estas aparições para o mundo. Naquela época em que Maria começou a aparecer, era uma época de guerra, de muito tumulto e sofrimento no meio dos filhos de Deus. A promessa foi de que se as pessoas melhorassem, confiassem mais em Deus, o mundo podia melhorar. Claro que, depois, veio a Segunda Guerra Mundial, mas houve muita mudança no século passado, graças aquilo que ela já tinha previsto. Creio que este momento, no novo milênio, é de agradecermos a Deus pelas graças que Nossa Senhora intermediou e a boa vontade das pessoas que colaboraram para que o mundo pudesse melhorar”, destaca o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Flach.
-27.jpg)
Breve histórico das aparições
No dia 13 de maio de 1917,os três pastorinhos de Fátima afirmaram ter visto “uma senhora mais brilhante do que o Sol” sobre uma azinheira, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Lúcia via, ouvia e falava com a Senhora, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via-a, mas não a ouvia. A aparição mariana repetiu-se nos cinco meses seguintes e seria portadora de uma importante mensagem ao mundo. Em 13 de outubro de 1917, a aparição declarou-se como “a Senhora do Rosário”. Estas aparições foram precedidas e seguidas por outros fenômenos, o mais famoso deles, o “milagre do sol”, testemunhado por cerca de 70 mil pessoas. Em suas mensagens, Nossa Senhora de Fátima fez muita revelações e pedidos pela conversão dos pecadores, para que não ofendessem mais a Deus e oferecessem sacrifícios por meio do jejum, da penitência e da oração constantes, especialmente através da recitação diária do santo rosário.
-32.jpg)
Fiéis poderão obter indulgência plenária
Confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre, são as condições para que os fiéis “penitentes e animados de caridade” obtenham a Indulgência Plenária concedida pelo Papa. A graça poderá ser obtida não só para os fiéis que peregrinarem a Fátima, como também aqueles que “visitarem com devoção uma imagem de Nossa Senhora de Fátima exposta solenemente à veneração pública em qualquer templo, oratório ou local adequado, nos dias das aparições aniversárias (dia 13 de cada mês, de maio à outubro de 2017), e ali participarem devotamente em alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai - Nosso, recitarem o símbolo da fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima. Aos fiéis que, “pela idade, doença ou outra causa grave, estejam impedidos de se deslocarem, se, arrependidos de todos os seus pecados e tendo firme intenção de realizar, assim que lhes for possível, as três condições indicadas, frente a uma pequena imagem de Nossa Senhora de Fátima, nos dias das aparições se unirem espiritualmente às celebrações jubilares, oferecendo com confiança a Deus misericordioso através de Maria as suas preces e dores, ou os sacrifícios da sua própria vida”.
Celebrações dedicadas a Nossa Senhora de Fátima:
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Cidade Mineira, Criciúma
12 - 19h30min: 6ª Missa da Campanha das Talhas de Caná
13 - 18h: Procissão luminosa com a imagem da Padroeira - Santa Luzia até Matriz
13 - 19h: Missa
14 - 10h: Missa com Consagração das Crianças (presidida por Dom Jacinto Flach)
Paróquia São Donato - Içara
12 - 19h30min: Missa com as Crianças - Bairro Nossa Senhora de Fátima
13 - 06: Alvorada Festiva - Bairro Nossa Senhora de Fátima
13 - 18h: Transladação da imagem saindo da igreja matriz São Donato - Centro
13 - 19h: Missa Solene com Coroação de Nossa Senhora - Bairro Nossa Senhora de Fátima
14 - 10h: Missa Solene com Consagração das Crianças - Bairro Nossa Senhora de Fátima
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Forquilhinha
13 - 06h: Peregrinação ao Santuário de Caravaggio com saída em frente a igreja matriz
13 - 09h: Missa no Santuário de Caravaggio
13 - 18h: Missa - Matriz
13 - 19h: Missa - Vila Franca
Paróquia São Miguel - Içara
13 - 19h: Procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima - Boa Vista
13 - 19h30min: Missa Solene - Boa Vista
14 - 10h30min: Missa Solene - Boa Vista
Paróquia Santa Bárbara - Criciúma
12 - 19h30min: Missa - São Luiz
13 - 18h: Procissão saindo da comunidade São Luiz até a igreja Matriz
13 - 19h: Missa - Matriz
Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Urussanga
13 - 18h: Terço luminoso na Gruta de Nossa Senhora de Fátima - Centro
13 - 19h: Missa - Matriz
Paróquia Nossa Senhora da Natividade - Cocal do Sul
13 - 19h30min: Rio Perso
14 - 10h30min: Rio Perso
Paróquia São Sebastião - Praia Grande
14 - 10h30min: Cachoeira
Paróquia Imaculado Coração de Maria - Lauro Müller
14 - 10h: Missa com Consagração das Crianças a Nossa Senhora de Fátima - Itanema
Paróquia Nossa Senhora da Salete - Criciúma
13 - 20h: Missa - Cristo Redentor
14 - 10h30min: Missa - Cristo Redentor
Centro de Peregrinação Nossa Senhora de Fátima - Vila São Jorge, Siderópolis
13 - 09h: Missa
13 - 14h30min: Missa
13 - 18h: Missa
TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO








