• Coluna de Maso Nyetto - 27 de junho/2019

Coluna de Maso Nyetto - 27 de junho/2019

27 Jun, 2019 09:04:07 - Colunistas

“Vamos apresentar os números ao Conselho Deliberativo formado pelas entidades da cidade nesta quinta-feira para buscar alternativas”. Vereador Antônio de Mello (MDB), presidente da Comissão Temporária da Câmara Municipal de Acompanhamento, Avaliação e Tramitação do Plano Diretor. 

Os avanços da Associação Empresarial de Içara (Acii),


foram enaltecidos em assembleia na última terça-feira (25/6). E consequentemente levaram a aprovação das contas do exercício de 2018. A entidade duplicou o resultado financeiro no comparativo com o ano anterior, cresceu 8,51% em associados e alcançou 60,29% de participantes ativos nas soluções empresariais oferecidas. Além disso, investiu em equipamentos e móveis para o auditório e a realização de eventos itinerantes, por exemplo, o Programa Práticas de Gestão.

“Desenvolvemos a modernização da gestão e obtivemos êxito em cada ação com o esforço de toda a equipe. Tivemos cursos, seminários e ampliamos a participação da Acii nos eventos da cidade. Agradecemos a todos os colaboradores, associados e patrocinadores que ajudaram nessa caminhada. Essa união foi fundamental para a credibilidade conquistada e a obtenção da sustentabilidade”, coloca o presidente, Ramiro Cardoso, que está na segunda gestão. “Foi uma experiência espetacular estes dois anos de mandato. Acredito que deixaremos a marca desta gestão bem definida”, completa. 

A inscrição das chapas para a composição da nova diretoria executiva e do conselho fiscal poderá ser realizada até 5 de julho. A assembleia geral, por vez, ocorrerá a partir das 19h do dia 23. 

Em parceria com o Sesi de Santa Catarina a Acii aderiu a Campanha do DIA V (Dia da Vacinação), que será realizada nesta sexta-feira (28/6), das 12h às 17h, na sede da entidade empresarial.

Com a necessidade

de aumentar a cota em 60% de calcário e 35% de sacas de sementes de milho em relação ao ano passado, subsidiados pelo Governo do Estado, foram requeridos pelos vereadores de Içara. “O município já teve um aumento considerado neste ano destes insumos, mas nossa cidade possui muitos agricultores por isso a solicitação de aumentar os produtos, para atender mais trabalhadores rurais”, explicou o vereador Pedro Mazzuchetti.

O requerimento ao Secretário da Agricultura e Pesca do Estado, Ricardo de Gouvêa, também solicita a inclusão para o orçamento de 2020, dos seguintes equipamentos agrícolas: Dois tratores traçados, dois caminhões basculantes traçados, duas retroescavadeiras hidráulicas, três ensiladeiras, uma autopropelida, três carretas basculantes agrícola, dois arados, duas grades, duas roçadeiras e dois escalificador. “São equipamentos fundamentais para ampliar nossa produção agrícola”, acrescentou Mazzuchetti. 

O vereador

Higor Robetti Batista (MDB) com objetivo de conhecer o panorama da educação do município, assim como demandas que possam ampliar a qualidade do ensino, está realizando visitas nas escolas. 

Na última semana ele esteve na Escola Básica Municipal Maria Arlete Bitencourt Lodetti, no Bairro Raichaski.

Nas demais visitas já realizadas o vereador apresentou indicações ao prefeito para que interceda junto aos órgãos competentes do município. As proposições são para realizar o reparo na armação e telhado da área coberta de educação física das crianças, e a construção de uma canaleta de drenagem no pátio do CEI Pequeno Polegar, no bairro Jardim Elizabete. No CEI Reino Encantado existe a necessidade de instalar um toldo, no acesso das salas ao refeitório, assim co-mo uma rampa de acesso para cadeirantes.

E revitalizar o parque infantil do CEI Chapeuzinho Vermelho. “São medidas que contribuem para o aprendizado e segurança das crianças”, acrescentou Robetti.

Criciúma (SC) - Os vereadores que compõem a Comissão de Inquérito do Criciumaprev aprovaram por unanimidade a prorrogação da comissão por mais 30 dias a contar da data final  que seria em 9 de julho.  Participou da oitiva Guilherme Lorenzi Walter, da Lumens Consultoria Atuarial, empresa contratada pelo Criciumaprev. 

Rio de Janeiro (RJ) - O desembargador Antônio Carlos Nascimento Amado, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (RJ), negou o habeas corpus do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) pedindo a suspensão da quebra de sigilo fiscal e bancário decretada em abril por um juiz da primeira instância a pedido do Ministério Público.

Brasília (DF) - “Precisamos aprovar a redução da maioridade penal com urgência”. A afirmação é deputado catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB). O parlamentar participou, na última terça-feira (25/6), em Brasília (DF), do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Redução da Maioridade Penal no país.

MASO NYETTO
Postado por MASO NYETTO


Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE