• Colégio Satc completa 61 anos de fundação da escola técnica

    O aniversário marca seis décadas da instituição que tem como foco o desenvolvimento educacional e técnico de gerações de alunos.

Colégio Satc completa 61 anos de fundação da escola técnica

11 Abr, 2024 09:44:23 - Educação

Criciúma (SC)

É muito presente na história da população de Criciúma (SC) e região conhecer alguém que estudou na Satc, seja um familiar próximo, amigos ou até mesmo pais e filhos. Essa conexão com o desenvolvimento humano reflete nos pilares da instituição construídos há 61 anos atrás. Comemorando nesta quarta-feira (10) as seis décadas de fundação da escola técnica, a Satc tem em sua marca o crescimento educacional e técnico de gerações de alunos. Formada pela iniciativa da indústria carbonífera, a instituição agrega em sua história a transformação como peça chave. Transformação de pessoas, transformação de vidas.

Pelos corredores do Colégio passaram milhares de pessoas nesses mais de 60 anos de atividades. A rotatividade traz novos alunos e forma outros a cada ano. “No nosso DNA mantemos como uma importante base do Colégio a formação singular e integral de pessoas. Seja desde os nossos pequenos da Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico, todos levam para a vida o que aprendem aqui. Temos orgulho de preparar profissionais para o mercado de trabalho com diferenciais, que se destacam e que em muitos casos constroem seus próprios negócios”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Mais que formar estudantes preparados para novos desafios, técnicos e profissionais capacitados para atuarem em suas funções, a Satc forma jovens mais conscientes de seu papel na sociedade.

Educação que transforma

Desde o início das atividades, a Satc segue fazendo seu papel de transformar a vida das pessoas pela educação, proporcionando uma formação completa, prezando pelo acolhimento e sendo um local com formação de vínculos.

A diretora Izes é formada pelo técnico em Eletrônica e traduz o sentimento dos alunos pela Satc. “Os anos podem passar, mas o amor, o sentimento de pertencimento dos nossos estudantes segue pra vida toda. Marcamos suas vidas profissionais, mas a pessoal também, pois aqui a amizades se transformam em grandes vínculos”, salienta.


Essa realidade chegou na vida da aluna Isadora de Bona, da 1ª fase do curso técnica Multimídia. Onde viu seu pai, padrinho, primos e irmã mais velha se formarem na Satc. Seu pai, Dilnei de Bona, escolheu o Colégio para que as filhas seguissem seus passos.

“Fiz meu curso superior como tecnólogo na Satc e essa instituição me ensinou muito, é um excelente Colégio. Por isso, que eu coloquei as minhas duas filhas estudarem aqui, uma já se formou no técnico em eletrotécnica e a Isadora agora está cursando Multimídia. Na Satc a formação é ótima, é excepcional para a carreira dos nossos filhos”, enfatiza de Bona.

Ensino pensado na evolução

Proporcionar o encaminhamento para o futuro nas carreiras de jovens alunos faz parte das bases educacionais realizadas pela Satc.

Essa proposta segue nos modelos atuais de ensino buscando fomentar habilidades técnica e competências socioemocionais. “Nosso trabalho está aliado com a proposta do Novo Ensino Médio, com áreas de ensino conectadas com o mercado de trabalho e que incentivam o jovem a traçarem seus propósitos de vida e profissionais dentro da escola. Desde os nossos pequenos usamos laboratórios, recursos tecnológicos para que a aprendizagem seja vista na realidade”, pontua Izes.


Com uma estrutura pensada na evolução dos alunos, o Colégio Satc tem vários níveis de ensino. A partir dos três anos, a Educação Infantil propõe atividades estimulantes e que fazem com que as crianças vivenciem experimentos práticos e ao ar livre. No Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, os alunos têm no dia a dia escolar aprendizagens que serão reflexos para suas vidas, aliando tecnologia e inovação.

Já para ar turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a formação é voltada para as escolhas do futuro dos estudantes, onde oportunidades de formação são apresentadas a cada ano. Os cursos técnicos fazem parte desta fase, onde o Colégio disponibiliza de forma gratuita a formação em seus 13 cursos para os alunos que fazem o Médio na escola.

Através dessa metodologia de ensino, a instituição segue fortalecendo e ofertando ao mercado de trabalho profissionais com amplas capacidades e aptidões, resultando em um convênio com mais de 3,7 mil empresas.

Aniversário com os alunos

Para que o sentimento de pertencimento se espalhe ainda mais pelos corredores do Colégio, nesta quarta-feira (10), foram preparados diversos momentos especiais.


Os pequenos do Infantil, terão um dia de confeiteiros com a produção de cupcakes coloridos para uma comemoração simbólica e com bolo. Já as turmas do 1º ao 5º ano do Fundamental, as professoras prepararam atividades alusivas ao aniversário e terão um horário de visitação das produções feitas por todas as turmas.

Para os estudantes do 6º ano ao Terceirão, uma novidade marcará essa data. “Nesse ano vamos fazer o lançamento da nossa Feira de Ciências (Fecitec) nesse dia emblemático. Para marcar isso, teremos uma competição de lançamento de aviões de papel por turmas, ao fim do dia teremos as finais e os campeões por categoria, que serão premiados pelo trabalho e engajamento com esse dia”, finaliza a diretora.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE