• Clero da Diocese de Criciúma se reúne durante Missa dos Santos Óleos

Clero da Diocese de Criciúma se reúne durante Missa dos Santos Óleos

06 Abr, 2023 16:45:57 - Geral

Criciúma (SC)

A Catedral São José, em Criciúma (SC), reuniu nesta quinta-feira (6/4/2023), todo o clero da Diocese de Criciúma para a Missa dos Santos Óleos, data litúrgica em que os católicos celebram também a abertura do Tríduo Pascal. A Solene Celebração Eucarística, conhecida como Missa do Crisma ou da Unidade, foi presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por mais de 80 padres.

Seminaristas, diáconos, religiosas e fiéis de diversas comunidades participaram da celebração que ocorreu de forma presencial e com transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese. Em sua homilia, o bispo diocesano falou da importância do momento para a vida da Igreja e do ministério sacerdotal. “Nesta Santa Missa, celebramos este momento maravilhoso da instituição do sacerdócio, momento de reverenciarmos a vida de Cristo que assumiu a condição humana e mostrou até o fim a Boa Nova de Deus”, disse o epíscopo.


Para Dom Jacinto, enquanto existirem padres com o coração de pastores, também haverá esperança. “Quero louvar a vida de vocês, pois com certeza não há nada maior e melhor na face da terra do que o sacerdócio cristão católico, padres que servem com o coração de pastor e levam esperança a todos para a honra e glória do Senhor”, disse o bispo diocesano se dirigindo aos irmãos no sacerdócio.

Os Santos Óleos


Levados até o altar em crismeiras durante a solenidade, Dom Jacinto abençoou os óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e consagrou o óleo do Crisma. O óleo dos Enfermos foi levado pelo diácono Jader Bada Varela; o óleo do Batismo, também chamado de óleo dos Catecúmenos, foi levado pelo também diácono, Rafael Chaves de Lima e óleo do Crisma, pelo diácono Eduardo da Silva Martins. A este último foi adicionada uma essência, significando que o ungido deve difundir o bom perfume de Cristo. Obedecendo o rito, o mesmo óleo recebeu, por último, o sopro dos lábios do bispo, representando a presença do Espírito Santo.

Óleo dos Enfermos

É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

Óleo dos Catecúmenos

Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Óleo do Crisma


Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Ano Jubilar Missionário

Ao final da missa, o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Jonas Emerim Velho, agradeceu a presença do clero diocesano e destacou o Ano Jubilar Missionário, tempo este em que a diocese está celebrando seus 25 anos de criação e instalação.  “Deus, nosso pai, instituiu mediante Jesus Cristo o sacramento da ordem e pela ação do Espírito Santo nos tornou participantes do Seu sacerdócio”, evidenciou.

O presbítero lembrou ainda do Tempo da Visitação que, a partir da Páscoa, será iniciado em toda a Diocese de Criciúma. “A partir da alegria da Páscoa, vamos enviar os missionários em todas as paróquias para, em missão, vivermos este tempo de anúncio de Jesus Cristo, da proclamação de que Ele vive e que juntos, como igreja, estamos celebrando os 25 anos da Diocese de Criciúma”, concluiu.

Tríduo Pascal

Com o início do Tríduo Pascal, período de três dias que antecede o Domingo de Páscoa, os católicos vivenciam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O primeiro dos ritos ocorre na noite desta quinta-feira, com a Missa da Ceia do Senhor, que resgata o gesto do lava-pés feito por Jesus na Última Ceia e a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Em toda a Diocese de Criciúma, as paróquias realizarão as celebrações durante a noite.

Na Catedral São José, a Missa da Ceia do Senhor ocorre às 20h, seguida da vigília até as 12h de sexta-feira (7/4/2023), data em que também acontece a Celebração da Paixão do Senhor, com a Via-Sacra saindo da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Bairro Michel, às 19h. Já no sábado (8), a benção do fogo e da água será realizada às 19h.


No Domingo de Páscoa (9), a Catedral realiza quatro missas: 8h, 10h, 17h e 19h. No Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, a missa da Páscoa acontece às 8h e às 10h. No Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus as celebrações de Domingo serão realizadas em três horários: 9h, 11h e 15h. Em Araranguá (SC), no Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, as missas no domingo (9), ocorrem às 8h, 16h e 19h.

SETOR DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança