• Cláudio Figueiredo e Silva é empossado como juiz substituto no TRE-SC

Cláudio Figueiredo e Silva é empossado como juiz substituto no TRE-SC

25 Jan, 2023 12:46:04 - Política

Florianópolis (SC)

Tomou posse, nesta terça-feira (24/1/2023), como juiz substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na classe Juiz de Direito, o magistrado Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, para exercer as atividades durante o biênio 2023/2025.

O juiz Cláudio recebeu as boas-vindas do presidente do TRE-SC, desembargador Leopoldo Augusto Brüggeman. “Desejo-lhe um profícuo mandato e tenho a certeza que Vossa Excelência contribuirá muito com esta Justiça especializada”, saudou.

Ao exaltar o novo membro substituto da Corte, o decano, juiz Zany Estael Leite Júnior, afirmou que o novo membro “irá contribuir com a nossa tarefa de julgar os feitos eleitorais” e, na sequência, contou que o juiz Cláudio foi seu professor e muito o incentivou para que prestasse concurso para a magistratura. “Será uma grande satisfação trabalhar ao seu lado, finalizou.

O novo juiz substituto da Corte foi saudado por cada integrante do Pleno e, em seguida, pelo procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, que colocou a estrutura do Ministério Público Eleitoral à disposição do novo membro.

Em seu discurso de posse, o juiz Cláudio agradeceu aos desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) por lhe terem confiado a importante tarefa de atuar na Justiça Eleitoral e declarou “espero estar à altura desta grandiosa missão”. Posteriormente, agradeceu as manifestações e a acolhida dos juízes da Casa, e garantiu que veio para contribuir e aprender com os demais integrantes do Pleno. Acesse o álbum de fotos da solenidade.


Currículo

O juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva é natural de Florianópolis-SC e graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1995.

Ingressou na magistratura catarinense como juiz substituto, em 1998, atuando nas Comarcas de Chapecó, Pinhalzinho, Coronel Freitas, Xaxim e Xanxerê.

Em 2000, foi promovido a juiz de direito titular, atuando nas Comarcas de Ponte Serrada, Caçador, Criciúma, São José e da Capital. Exerceu o cargo de diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), entre 2012 e 2018, e de diretor de Pesquisa da Academia Judicial do TJSC, em 2018 e 2019.

Além disso, desempenhou o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do TJSC, durante a gestão 2020-2022, e é formador de magistrados, credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. O novo juiz substituto ainda é Titular da Cadeira n. 19 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ.

Exerceu o cargo de juiz eleitoral na 6ª ZE, em Caçador (2003-2005), e na 101ª ZE, em Florianópolis (2012 – 2014), além de ter atuado como juiz eleitoral substituto na 29ª Zona Eleitoral – São José.

Professor visitante no curso de graduação e de pós-graduação de Direito em diversas instituições de ensino: Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Centro Educacional Exponencial (CEE); Universidade da Região de Joinville (Univille); Universidade do Contestado (UnC); Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC); Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); Universidade Federal do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Por fim, é autor dos livros “Administração Gerencial e Reforma Administrativa no Brasil” e “Software e Propriedade Intelectual na Gestão Pública". Organizador do livro Participação Política – Balanços e Perspectivas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança