• Chega ao fim a 2ª Jornada de Inovação da Unibave em Orleans (SC)

Chega ao fim a 2ª Jornada de Inovação da Unibave em Orleans (SC)

23 Out, 2023 17:59:50 - Educação

Orleans (SC)

A 2ª Jornada de Inovação de Orleans (SC) se encerra nesta terça-feira (24/10/2023), depois de quatro encontros, que iniciaram no início do mês. O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) é parceiro e sede do evento, que é promovido pela Associação Empresarial de Orleans (ACIO). O evento reuniu empreendedores, gestores e lideranças de diversas empresas de Orleans e região.

O empresário e egresso do curso de Administração do Unibave, Murilo Hoff, é uma das pessoas que está participando da Jornada e afirma que o evento ajudou a desenvolver a percepção para as áreas que necessitam de inovação no seu negócio. “A jornada forneceu ferramentas de gestão simples, mas muito poderosas para definir quais problemas devemos atacar estrategicamente e, assim, tornar nossos serviços mais eficientes, agregando valor e contribuindo para a satisfação dos clientes. Está sendo muito gratificante e inspiradora a troca de experiências, insights e networking”, comentou o empresário da Auto Mecânica Pedrocar.


Quem também está participando e vem percebendo que já tem ideias inovadoras é a coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante (Cate) do Unibave, Kátia Aurora Dalla Líbera Sorato. Segundo ela, o evento vem contribuindo para a expansão da sua visão. “As soluções que estão surgindo a partir de problemas identificados são tanto para melhorias de processos quanto para novos produtos e serviços”. Conforme a gestora, a Jornada colabora para transformar não só com a Instituição onde trabalha, mas também para o município de Orleans e toda a região de abrangência, impactando positivamente e criando soluções inovadoras.


O presidente da ACIO, Ítalo Zomer, analisa que Orleans está motrando esforços para se tornar um epicentro de inovação no Sul do Estado e nas encostas da serra catarinense. “A 2ª Jornada de Inovação está unindo Associação Empresarial e empresas associadas, Centro Universitário e Poder Público. Orleans é uma terra rica em capital social humano, de pessoas que fazem acontecer, com DNA empreendedor e que buscam sempre encontrar soluções para problemas”, afirmou o presidente, que acha que o evento está sendo capaz de conectar todas as pessoas e entidades para o desenvolvimento econômico.


O pró-reitor de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, afirma que a união dos setores em torno desse tipo evento já agrega a sociedade como um todo. “Eventos desse tipo fortalecem as relações entre os componentes da tríplice hélice, representada pelos participantes de empresas e empresários, pela comunidade educacional e pelo poder público por meio de seus funcionários participantes. O resultado é a consolidação, cada dia mais presente, de um ecossistema de inovação focado no desenvolvimento regional”, avalia o professor Dimas.

Temas trabalhados

A 2ª Jornada da Inovação de Orleans trabalhou temas como Mapeamento de Alcance (definir as estratégias e o melhor posicionamento no mercado); Canvas BMC (definir um modelo de negócio inovador, ágil e próspero); Círculo Dourado (definir a essência do DNA do Empreendimento); Design Thinking (prototipar processos e inovação da gestão, produtos e serviços).


Os participantes ainda tiveram contato com o facilitador de Mapeamento de Alcance Estratégico e Inovação de Processos Sistêmicos, Ademir Milo Motta da Silva; com a pós-doutora em Inovação Social, Júlia Furlanetto Graeff; com a doutora em Educação Científica e Tecnológica e mentora para Projetos de Inovação, Luciana Flor Corrêa Felipe; e o doutor em Design, Diego Piovesan Medeiros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal