• Casan deve iniciar a cobrança da tarifa de esgoto

Casan deve iniciar a cobrança da tarifa de esgoto

23 Fev, 2022 21:46:16 - Geral

Içara (SC)

A primeira parte do projeto de implantação da rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário em Içara foi concluída em 2017 e, no ano seguinte, a Casan chegou a incluir a cobrança da respectiva tarifa na conta dos consumidores. Mas um acordo entre a prefeitura e a companhia adiou o faturamento e até o momento os serviços não são cobrados, situação que pode mudar nos próximos meses.

De acordo com a empresa, ainda não há previsão para o início da cobrança, que equivale a 100% do consumo de água. No entanto, a companhia se prepara para isso, intensificando o trabalho no sentido de ampliar as conexões à rede, por meio de uma ampla campanha de conscientização dos moradores. Essa ligação é de responsabilidade dos consumidores atendidos pela rede, que abrange seis bairros da região central.

“Até junho, serão realizadas atividades como distribuição de folders, fixação de faixas e divulgação de comunicados nos veículos de imprensa locais, buscando ampliar o número de unidades conectadas ao Sistema de Esgotamento Sanitário do município”, informa a Casan.

Levantamento

Os técnicos da companhia já levantaram a situação de todas as ligações de esgoto existentes na cidade e trabalham para deixar o sistema em pleno funcionamento. Neste primeiro semestre, o foco do trabalho é o contato com moradores cujos imóveis contam com as caixas de inspeção (CIs) lacradas devido à repavimentação de ruas ou execução de calçadas.

“Realizamos um levantamento da situação de todas as ligações: caixas de inspeção danificadas, lacradas e mesmo ausência de CIs. Também fiscalizamos e realizamos manutenção e limpeza em todos os poços de visita, bem como obras de melhorias nas elevatórias, instalando gradeamento para facilitar as limpezas que são realizadas semanalmente”, explica a chefe do Setor de Esgotamento Sanitário do município, Grasiela Ramos Luciano.

Curso para instaladores

Junto com as vistorias das caixas de inspeção, as equipes da Casan fazem a entrega de materiais informativos aos clientes, mostrando a importância de deixar o equipamento liberado – iniciativa fundamental para que os técnicos possam fazer a manutenção da rede coletora e a verificação das conexões. A companhia também programa a realização de um curso para instaladores hidráulicos no município, mostrando passo a passo como realizar a ligação das residências à rede coletora.

Além disso, estão sendo feitas as ampliações solicitadas pelos clientes, quando se encontram próximos à rede coletora já implantada. Há também uma solicitação da prefeitura para ampliação no bairro Cristo Rei, que contemplará a rua Papa Pio XII, que está sendo programada. O contrato entre a Casan e o município para os serviços de água e esgoto foi firmado em julho de 2018, com prazo de vigência de 30 anos.

Saiba mais

- Para fazer a ligação à rede, há um conjunto de orientações a serem seguidas e que podem ser consultadas no site da Casan (www.casan.com.br).
- A água da chuva não pode ser direcionada para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.
- Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.
- Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a caixa de inspeção (CI), a recomendação é desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases.

CANAL IÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança