• Casa Rosa relata aumento na procura por exames de prevenção ao câncer

Casa Rosa relata aumento na procura por exames de prevenção ao câncer

25 Mar, 2021 18:42:07 - Saúde

Içara (SC)

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara realizou 465 coletas de exames nos últimos dois meses, número expressivo em relação à mesma época em 2020, quando iniciou a disseminação do coronavírus. O levantamento é relativo ao dia primeiro de fevereiro até 25 de março, antes da pandemia cerca de 350 atendimentos eram feitos por mês.

As consultas realizados no Instituto Casa Rosa são de especialidades ginecológicas, destinados a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama. Funcionam somente com horário marcado, até mesmo como forma de prevenção à Covid-19. Podem ser agendados por meio de ligação no número (48) 3432-3461 ou WhatsApp (48) 9912-5222. O horário é das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira.

Atualmente a Casa Rosa conta com cinco tipos de profissionais, sendo eles enfermeira, técnica em enfermagem, clínico geral, mastologista e psicóloga voluntária. A mastologista atende uma vez por mês aos casos necessários relacionados à mama e a psicóloga uma vez por semana paciente que é diagnosticada com câncer ou está em tratamento da doença.

Exames

Para a prevenção do câncer de colo de útero é realizado o exame papanicolau. Já do câncer mama, através da mamografia. Como a Rede Feminina não realiza exames de imagem, encaminha para a Secretária de Saúde de Içara que agenda no Hospital São José ou Hospital Santa Catarina, em Criciúma. Perante a análise dos exames, os profissionais do instituto averiguam a necessidade de encaminhamento para um serviço de especialidade maior. 

“No câncer de mama, para saber se é benigno ou maligno precisamos de biopsia. Devido à pandemia estamos tendo grandes problemas com isso, porque as pacientes são agendadas para fazer no hospital e são adiadas devido ao aumento de casos da Covid-19”, destacou a enfermeira responsável técnica da Rede Feminina, Carolina Baldissera Wusnieski.

IÇARA NEWS

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal