• Caminho Sagrado completa um ano e comemora o peregrino número 300

Caminho Sagrado completa um ano e comemora o peregrino número 300

18 Abr, 2023 10:14:08 - Geral

Criciúma (SC)

Caminho Sagrado, a mais recente rota de peregrinação do Brasil, localizada na região sul de Santa Catarina, completa um ano neste mês de abril. Durante este tempo, 300 peregrinos percorreram o circuito de 175 quilômetros, passando pelos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes (Azambuja), Treze de Maio, Morro da Fumaça, Içara, Forquilhinha e retornando ao ponto de partida.

“Estamos muito alegres com esta conquista e com estes números”, comentou o presidente do Conselho de Voluntários do Caminho Sagrado, André Marchioro. Para ele, os dados até surpreendem, pois” nós não imaginávamos que esta rota de peregrinação pudesse fazer tanto sucesso e trazer tantos peregrinos em pouco tempo”.

Desse total, pelo menos uns 50 aventureiros são ciclistas, ou, como são chamados, “bicigrinos”; os demais, são peregrinos que majoritariamente são brasileiros da região sul e Sudeste.


De acordo com André Marchioro, até o momento, o Caminho Sagrado recebeu somente um peregrino de fora do Brasil, um estadunidense. Ele também ressalta a visita em outubro de 2022 do peregrino brasileiro, Acácio da Paz, hospitaleiro no Caminho de Santiago (Espanha) há mais de 20 anos.

Aprofundando um pouco mais no perfil do peregrino da Caminho Sagrado, o líder do Conselho de Voluntários ainda diz que a média de idade desses aventureiros é de 55 anos e que, do total, pelo menos 65% são de mulheres. “Inclusive, algumas delas até peregrinando sozinhas”, explica Marchioro. Outra característica, é que a grande maioria percorre o trajeto em grupo que varia de duas até 20 pessoas.

Além do foco à saúde, espiritualidade, cultura, gastronomia, ecologia e a amizade, André Marchioro destaca, mesmo que incipiente, o movimento na economia que o Caminho Sagrado trouxe. Fazendo as constas rapidamente, ele explica: “São 300 peregrinos que deixaram, em média, R$ 1.500,00 para completar o circuito, chegamos a quase meio milhão de reais para o desenvolvimento econômico da nossa região”. E o mais importante, complementa ele, era um faturamento que não existia e um nicho de mercado que “só surgiu a partir dessa peregrinação”.

O Caminho Sagrado foi criado e é mantido por um grupo de voluntários, todos peregrinos. Para peregrinar nesse Caminho, é necessário fazer as reservas antecipadas nas pousadas e hotéis. Todos os dados e informações poderão ser obtidos no site www.caminhosagrado.org. Também é possível seguir no Instagram: @caminhosagradooorg.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança