• Câmara realiza entrega do Diploma Mulher Cidadã Urussanguense

    Marcia Reis Neves Marques Costa e Izolete Duarte Vieira foram agraciadas com a honraria do Poder Legislativo.

Câmara realiza entrega do Diploma Mulher Cidadã Urussanguense

08 Mar, 2023 10:50:51 - Política

Urussanga (SC)

Duas mulheres que contribuíram de forma relevante à defesa dos direitos da mulher e dos cidadãos de Urussanga foram homenageadas na noite desta terça-feira, dia 7, pela Câmara de Vereadores. Izolete Duarte Vieira e Marcia Reis Neves Marques Costa receberam o Diploma Mulher Cidadã Urussanguense em sessão especial solene realizada na sede do Legislativo.

A solenidade teve a presença dos vereadores, do vice-prefeito Jair Nandi, a presidente do Rotary Club Urussanga, Edna Zanin Lopes, familiares e amigos das homenageadas e membros da comunidade.

Agradecidas pelo reconhecimento, Izolete e Marcia reiteraram a importância de as mulheres ocuparem posições cada vez mais relevantes na política, nas empresas e em todos os espaços da sociedade.

“Para nós, mulheres, é importante o estudo, o trabalho. Minha mãe me ensinou que temos que trabalhar e isso engrandece”, discursou Izolete. “Embora representem 52% da população, as mulheres ocupam posições de destaque em apenas 13% das maiores empresas brasileiras. Ainda é muito pouco. Temos que conseguir mais espaço. Eu estou aqui para lutar por nós mulheres”, assegurou.

Marcia também deixou uma mensagem de reflexão acerca do papel da mulher na sociedade. “Estendo esta homenagem a todas as mulheres urussanguenses que, com o seu trabalho, formam a força feminina que impulsiona o bem-estar social e o progresso da nossa cidade, da nossa nação”, declarou Marcia, listando as diversas mulheres que atuam no lar, nas fábricas, no comércio, no campo, no serviço público e na política. “Que os exemplos delas nos fortifique e nos impulsione a buscar cada vez mais conquistas e a fazer deste mundo um lugar onde o respeito e a igualdade não sejam apenas palavras usadas em lindos discursos”, desejou.

Luta por igualdade

Para o presidente da Câmara, Daniel Moraes, o Nel (PSD), manifestou satisfação pela homenagem prestada pelo Legislativo a Izolete e Marcia. Ele endossou a reivindicação para que sejam respeitados os direitos das mulheres. “Ainda nos dias atuais, é desafiador para as mulheres alcançar, na plenitude, a igualdade de direitos. Inúmeras mudanças precisam ser realizadas para, de fato, comemorarmos o Dia da Mulher”, afirmou Nel.

“Em nome do Poder Legislativo de Urussanga, parabenizo as nossas homenageadas por todas as contribuições no âmbito das atividades desenvolvidas. São mulheres que se destacam pelo zelo em suas atividades em favor das pessoas”, concluiuAo fim das homenagens, Marcia quebrou o protocolo para entregar o arranjo de flores a Edna Zanin Lopes, única mulher a compor a mesa de autoridades. Segundo ela, o gesto foi um sinal de respeito e admiração “por todas as mulheres que fazem a história da nossa cidade”.

Perfil das homenageadas

Izolete Duarte Vieira

Izolete Duarte Vieira, conhecida popularmente como Lete, tem um histórico de serviços prestados na política e na gestão pública em Urussanga, sempre filiada ao PP. Atualmente, é secretária municipal de Assistência Social. No Executivo, também já foi titular da pasta da Saúde e diretora de Esportes e de Meio Ambiente. Na Câmara, Lete foi eleita vereadora para a Legislatura de 2013 e 2016, além de suplente nas duas seguintes.

É graduada em Tecnologia em Processos Gerenciais, com especializações em Gestão de Pessoas e Ensino Religioso. Lete também atua como voluntária na Associação Urussanguense de Assistência Social (Auras) desde 2009, catequista, madrinha de grupos de mães e participa frequentemente de ações sociais e esportivas. A homenageada iniciou suas atividades profissionais na indústria da confecções e, antes de ingressar na política, também trabalhou no comércio.

A indicação para o Diploma Mulher Cidadã Urussanguense foi feita pelo vereador Odivaldo Bonetti (PP).

Marcia Reis Neves Marques Costa

Marcia Reis Neves Marques Costa é escritora, jornalista e editora do jornal Panorama SC, além de membro fundadora da Academia de Letras de Urussanga. Marcia iniciou a vida profissional como produtora e apresentadora na Rádio Fundação Marconi, ao lado do marido Sergio Costa. Na década de 1990, fez parte da equipe do grupo RCE, sendo a primeira locutora da Rádio Som Maior FM e atuando como locutora e apresentadora nos veículos desta empresa.

Em seguida tornou-se sócia da primeira agência de publicidade de Urussanga, a PUBLI-UR e sócia-proprietária e editora do jornal Panorama SC, veículo de comunicação que abrange Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Orleans. No fim de 2022, o veículo completou três décadas de distribuição ininterrupta. Marcia é autora dos livros "Morro da Fumaça - Gente que é história", "Do Tibúrcio ao Barão" (sobre a Escola Barão do Rio Branco) e "Tanti Anni Dopo", que teve a primeira edição esgotada no mesmo ano de lançamento e até hoje é utilizado como fonte de pesquisa sobre a história de Urussanga.

O vereador Luan Varnier (MDB) foi o responsável pela indicação de Marcia ao Diploma Mulher Cidadã Urussanguense.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança